×
Loading ...

Quais são os cobertores que mais aquecem

Os cobertores eletrônicos são um dos que mais aquecem e proporcionam conforto durante os meses mais frios. Eles vêm com um aparelho de aquecimento semelhante às almofadas elétricas, que são plugadas para aquecer durante o sono. No entanto, os melhores cobertores eletrônicos têm uma função que os desliga automaticamente; no entanto, outros não dispõem dessa utilidade e podem causar incêndios. Por isso, os cobertores eletrônicos não devem ser usados por qualquer pessoa. Contudo, existem outros tipos que podem proporcionar o mesmo aquecimento e conforto durante os meses de inverno.

Mulher dormindo (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Cobertores de lã

Um dos cobertores tão quentes quanto os eletrônicos são os 100% lã. Existe uma variedade de cobertores de lã no mercado; alguns aquecem mais que outros devido ao tipo de lã usado na fabricação. Caxemira, mohair, alpaca e merino são variedades de lã. A lã do boi-almiscarado é tida como um dos tipos que mais aquecem, chegando a ser até oito vezes mais quente que a lã de ovelha e mais macia que a lã de caxemira.

O que deixa os cobertores de lã tão confortáveis são as pregas no tecido que retêm o calor corporal e fornecem um isolamento térmico contra o ar. Além disso, a lã também é um tecido transpirante e mantém a umidade afastada da pele. Quando comparado com outros cobertores do mesmo peso, um cobertor leve 100% lã pode proporcionar mais calor que os seus concorrentes.

Loading...
Casal enrolado em um cobertor de lã (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Cobertores de penugem

A penugem é a cobertura macia que os gansos e outras aves aquáticas possuem que as mantêm aquecidas. Quando usada na fabricação de cobertores, ela é capaz de manter o calor corporal dentro do ar acumulado nele. Esse tipo de cobertor também é transpirante, permitindo que o suor e a umidade escapem. No entanto, existem diferentes tipos de penugem, incluindo a de ganso classe 1, a de ganso e a de pato (a mais barata). As penugens de ganso classe 1 fornecem o maior isolamento térmico, uma vez que elas prendem grande parte do ar e ajudam no aquecimento corporal nos meses de inverno.

Mulher deitada na cama embaixo do edredom (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cobertores de lã felpuda

A lã felpuda é um tecido sintético leve feito de fibras de poliéster que pode ser uma alternativa aos cobertores elétricos. Os cobertores de lã felpuda duram bastante e oferecem um bom isolamento térmico. Até mesmo quando está completamente encharcada e molhada, a lã armazenará 1% de seu peso total em água e manterá as propriedades de isolação térmica. Por isso, é ideal para cobertores e um ótimo material impermeável para equipamentos externos, pois ele retira e evacua a umidade do corpo ao mesmo tempo que mantém suas propriedades de aquecimento em ambientes com baixas temperaturas. A lã felpuda tem propriedades de isolamento térmico semelhantes às da lã e pode ser uma ótima opção aos sujeitos alérgicos a esse tipo de material.

Menino lendo com um cobertor de lã felpuda (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Cobertores de algodão

Para aqueles que não gostam dos cobertores elétricos, é possível considerar a compra de cobertores feitos de algodão. Esse é um tecido versátil e que pode aguentar várias lavagens. Pode ser encontrados em diversas formas de tecelagem, como em forma de espinha de peixe, em malha ou entrelaçado. Um cobertor de algodão mais pesado e com textura macia tem o toque agradável e mantém a temperatura corporal, além de ser transpirante, fazendo com que o suor e a umidade escapem e evitando o superaquecimento corporal. Muitos cobertores de algodão no mercado têm materiais sintéticos que melhoram as suas propriedades de isolamento. As fibras sintéticas, como o poliéster, são usadas com algodão porque secam mais rápido quando molhadas e são mais resistentes à água; por si só, o algodão pode demorar mais para secar. Quando os tecidos sintéticos são usados com algodão, as propriedades de resistência à água permitem que a umidade seja absorvida e eliminada, e as propriedades de isolamento térmico são mantidas. Como conseqüência, você fica mais aquecido.

Mulher dormindo na cama (Jack Hollingsworth/Digital Vision/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...