Tipos de tecido de crepe
Photos.com/Photos.com/Getty Images
O crepe é um tecido flexível com uma aparência torcida, granulada ou enrugada. A diferença em sua superfície pode ser o resultado de uma tecelagem com fibras apertadas, torcidas ou atadas, utilizando padrões irregulares durante o processo, ou estampando um tecido acabado com rolos gravados com um padrão de crepe. A padronagem é permanentemente incorporada às fibras através de uma combinação de calor e pressão. Vários tipos de fibras podem ser utilizados para produzir esse tecido, especialmente os de seda, parecidos com seda e algodão. Existem vários tipos de crepe, incluindo: da China, plissê, marroquino, de lã e georgette.
Crepe da China
O crepe da China é um tecido leve, normalmente feito de seda, sem um acabamento de crepe pronunciado. Ele tende a ter uma aparência suave, granulada e mate. Esse tipo é usado para fazer roupas de luxo e para noite. O tecido é feito com muitas torções, fios penteados na trama e fios de seda na urdidura (ou apenas urdiduras e tramas de seda). Ele enfraquece quando exposto à luz solar ou à transpiração.
Crepe Georgette
O crepe georgette é um tecido fino, de seda fosca ou parecido com seda. Ele tem bom caimento e é muito elástico. É translúcido, liso, com uma textura granulada, e por vezes referido como chiffon. Sua fluidez e facilidade de ser drapeado o torna ideal para roupas femininas. Ele é usado para fazer roupas de gala, para noite, blusas, vestidos e saias.
Crepe Marroquino
O crepe marroquino é um tecido pesado, texturizado com nervuras, feito de seda, raiom ou lã. Ele é elaborado com fios torcidos fortemente na trama, o que resulta na característica ondulada e textura nervurada. O crepe marroquino é utilizado para fazer vestidos e ternos.
Crepe plisse
O crepe plisse é feito por meio de rolos pesados que estampam um padrão de crepe no tecido ou tratando-o quimicamente para lhe dar uma aparência característica. O tecido, geralmente de algodão, é coberto de cera com uma padronagem listrada ou granulada e mergulhado em uma solução alcalina. As partes do pano que não recebem a cera encolhem, resultando em listras ou rugas quando a cera é removida. O tecido de crepe plisse resultante é muito forte e não precisa ser passado.
Crepe de lã
O crepe de lã, também conhecido como crepom, é um tecido de crepe feito a partir de misturas de fibras de seda e algodão. O efeito de crepe na superfície do tecido ocorre através do tratamento do fio durante o processo de tecelagem. O tecido pode ser feito com uma combinação de fios torcidos para esquerda e direita, ou tendo diferentes graus de frouxidão na urdidura ou no aperto das torções. O crepe de lã é usado para fazer lingeries e vestidos.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Gissimee Doe has been writing for over 11 years on a range of subjects and interests. Her favorite genres are horror, science fiction, adventure and food. Doe maintains a number of fashion and style blogs and is currently working on her first novel. She holds a Bachelor of Science in computer science and a Master of Science in computer-based management information systems.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images