×
Loading ...

Quais são alguns costumes e tradições da religião hindu?

O hinduísmo, prevalente em todo o subcontinente da Índia e com dezenas de milhões de seguidores no mundo inteiro, é uma religião muito antiga e complexa. Seus rituais, práticas, devotos, divindades e teologia variam muito conforme a região e a seita. No entanto, existem determinadas abordagens denominadoras comuns e símbolos que unem essas tradições muito diversas sob o nome de hinduísmo.

Culto em casa

O culto diário para a consciência hindu pode incluir um ritual de purificação em casa (quando não há disponibilidade de um rio local ou templo com piscina), uma oferenda a Agni (o deus do fogo) na lareira e a oferta de mantras ao deus do sol Surya pelo patriarca da família. A sequência é repetida à noite.

A maioria das casas hindus apresenta também um pequeno santuário onde uma imagem de Durga ou Shiva ou uma estátua de Krishna é colocada. Uma foto do guru da família também pode estar presente. Os devotos da casa podem fazer oferendas de alimentos e bebidas e iniciar práticas, como fazer orações e recitações de mantras, nesse local.

Loading...

Adoração no templo

Muitas vezes, os hindus visitam o templo local para fazer suas oferendas de comida, flores ou dinheiro, para rezar ou para ouvir os sacerdotes cantarem ou lerem textos sagrados. Os templos mais impressionantes podem ser visitados em dias especiais. Pequenos santuários de beira de estrada, estacionários ou móveis, são lugares adicionais de culto.

No hinduísmo, o deus ou deusa do templo será considerado como uma presença viva através da habitação da estátua que os descreve. Essa estátua será vestida, banhada e receberá oferendas de comida preferidas como uma pessoa que vive, além de ser exibida nos dias do festival. Depois que o alimento é oferecido ao deus ou deusa, ele é considerado abençoado e é disponibilizado para os devotos.

Yama e Niyama

Yama e Niyama, ou ética social e pessoal de moralidade, estavam fora do Patanjali em seu texto seminal no século 7 na ioga. Yama e Niyama contêm cinco preceitos e seus domínios são considerados um pré-requisito para a realização de outras práticas de ioga.

As disciplinas de Yama incluem: Ahimsa, ou não violência; Satya, ou honestidade; Asteya, ou a abstenção de roubar; Brahmacharya, ou a conservação de energia ao longo da vida e outras práticas de celibato; e Aparigraha, ou não materialismo ou a abstinência da cobiça.

As disciplinas de Niyama incluem: Sauca, ou limpeza interna e externa; Santosha, ou contentamento com sua situação; Tapas, ou austeridade e compromisso; Svadhyaya, ou estudo de si e das Escrituras; e Ishvara Pranidhana, ou rendição de si mesmo a Deus.

Simbolismo do hindu

As marcas da testa vistas em muitos hindus são conhecidas como tilaks ou bindis. O Tilak é uma marca na testa feita de qualquer uma de uma série de substâncias e aplicada por um padre a todos os visitantes de seu templo. Os homens hindu ascéticos e piedosos aplicarão o Tilak todos os dias, e as marcas variam de acordo com o deus que é venerado. Um bindi é um pequeno ponto de localização colocado no terceiro olho, principalmente por mulheres casadas para ajudar na concentração e para acentuar a realização de rituais religiosos.

Shiva, o destruidor, um dos três deuses mais poderosos do hinduísmo, tem vários símbolos importantes. O linga, ou falo, é o mais comum, e representa a natureza de Shiva de transcendência. O tridente, outro de seus símbolos, indica o poder supremo da consciência totalmente abrangente de Shiva.

Finalmente, o "Om" ou símbolo "Aum", em si, contém inúmeros ensinamentos sobre a nossa realidade multi-planar, os estágios de consciência e a sequência universal da criação, preservação e destruição, entre outros. "Om" é dito no início e no final de outros mantras e também é recitado sozinho.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...