×
Loading ...

Quais são as desvantagens da inseminação artificial nas vacas?

Durante a inseminação artificial (IA), o esperma coletado do touro é artificialmente introduzido no aparelho reprodutivo da vaca. A utilização de touros superiores na IA melhora a genética dos bezerros e do rebanho reprodutor. No entanto, existem algumas desvantagens. Esta técnica muitas vezes requer muito mais trabalho, dinheiro, equipamentos e instalações do que a forma natural.

A inseminação artificial requer muito mais trabalho, dinheiro, equipamentos e instalações do que a forma natural (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Técnica

Durante a inseminação, um cateter descartável contendo sêmen de touro é inserido na vagina da vaca. O cateter é guiado até o colo do útero, onde o sêmen é depositado. Durante este processo, uma mão e braço (enluvados) introduzidos no reto auxiliam o procedimento. É necessária uma instalação especial para o tratamento de gado para conter o animal de forma segura. O procedimento exige formação, prática e habilidade. Ele requer muito mais trabalho do que soltar um touro junto com um grupo de vacas para o acasalamento natural.

Loading...

Sêmen de touro

O sêmen é geralmente coletado por meio de uma vagina artificial. Uma solução é adicionada a ele para estender o fluido. O sêmen fresco é armazenado durante até quatro dias. Quando congelado, pode ser armazenado indefinidamente em tanques de nitrogênio líquido. A coleta e processamento requer treinamento e equipamento especializado. É possível comprar sêmen congelado. O armazenamento requer um recipiente de metal fechado a vácuo com nitrogênio líquido a uma temperatura de -195 ºC.

A hora de reproduzir

As vacas mostram sinais de estro ou cio a cada 18 a 24 dias. Elas permanecem nesse estado por cerca de um dia. Se ela entrou no cio pela manhã, deve ser inseminada no período da tarde. Se entra no período da tarde, ela geralmente é inseminada na manhã seguinte. Deve haver pessoal capacitado prontamente disponível se a IA for utilizada.

Detecção do cio

A detecção do cio requer observação humana. Vacas são observadas por pelo menos 30 minutos no início da manhã e 30 minutos antes do sol se pôr. O comportamento dela indica o estro. Na melhor das circunstâncias, apenas 80 a 85% das vacas no cio são detectadas por observação, portanto, a manutenção de registros cuidadoso é essencial para determinar qual vacas deve ser cruzada. A detecção em vaca leiteira é geralmente mais fácil do que a de corte. As leiteiras são levadas para o curral de ordenha duas ou três vezes ao dia, sendo mais fáceis de observar. Vacas de corte não são tratadas de forma tão regular.

Avaliação do sucesso

Uma meta realista para a IA é uma taxa primária de 55% ou mais. Isso significa que 45% das vacas inseminadas não irá engravidar durante a primeira tentativa. Uma média de 1,8 serviços por concepção é comum.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...