Problemas nos testículos de gatos machos

••• cat 4 image by Dragan Saponjic from Fotolia.com

Seu gatinho macho tem quase seis meses de idade e você está pensando em castrá-lo. Você está preocupado com problemas de comportamento, como o jato de urina e a agressão. Mas sabia que existem vários problemas testiculares que também podem afetar negativamente a saúde dele?

Criptorquidia

cat image by Ivan Zhelev from Fotolia.com

A criptorquidia é uma condição em que um dos testículos do gato não desce para o escroto. Ele pode estar na virilha ou no abdômen. Testículos retidos podem torcer e o tecido pode morrer ou eles podem se tornar cancerígenos. Esse problema é considerado uma condição genética.

Orquite

cat image by Rade Cojbasic from Fotolia.com

A orquite é uma condição onde os testículos se tornam inflamados. Pode ser causada por lesão ou infecção. Os sinais podem incluir inchaço, dor, febre e perda de apetite. O tratamento envolve a cirurgia e antibióticos. (Se o animal é um gato reprodutor, os antibióticos podem ser utilizados sozinhos, mas talvez não sejam eficazes).

Atrofia testicular

cat image by Yuri Tuchkov from Fotolia.com

A atrofia testicular é uma condição em que os testículos encolhem e amolecem. Isso é mais comum em gatos mais velhos. A causa não é clara, mas pode estar relacionada à diminuição da produção hormonal.

Câncer testicular

cat image by Annika from Fotolia.com

Os cânceres testiculares podem ocorrer em machos adultos não castrados, especialmente em testículos que foram retidos no interior do corpo.

Prevenção/Solução

kitten image by Allyson Ricketts from Fotolia.com

A única prevenção para problemas testiculares é fazer com que seu gato macho seja castrado, de preferência entre cinco e seis meses de idade.

Mais recentes

×