×
Loading ...

Quais as diferenças entre as ondas de rádio FM e AM?

Os sinais de rádio consistem em campos elétricos e magnéticos juntos em forma de onda à velocidade da luz. As ondas de rádio FM e AM são partes constituintes de um espectro eletromagnético. FM é a abreviação de "Frequência Modulada" e AM, "Amplitude Modulada". Ambas as bandas são utilizadas para transmissões comerciais de rádio. Essas ondas carregam diferentes quantidades de informação e possuem frequências (ou ciclos por segundo) diferentes, medida em "Hertz". A banda AM de rádio fica entre 535 e 1705 kHz, ao passo que a FM fica entra 88 e 108 MHz.

Torre de transmissão de rádio (radio tower image by Colin Buckland from Fotolia.com)

Propriedades das ondas AM e FM

As ondas de rádio possuem duas características principais, a amplitude e a frequência. A amplitude é a altura da onda e a frequência é a distância entre cada onda. As ondas AM carregam informações modificando a amplitude da onda. Cada queda ou elevação na altura da onda representa informações no sinal de rádio. As ondas FM carregam informações pela variação de frequência de sua onda, ao passo que a amplitude permanece constante.

Loading...

Propagação de sinal

As ondas AM e FM propagam-se de formas diferentes devido às características de força de sinal. O comprimento de uma onda AM permite que se refrate contra a ionosfera terrestre (uma camada de partículas energizadas na atmosfera) e se redirecione sobre o horizonte para um local de até centenas de quilômetros de distância. As ondas FM, por outro lado, permanecem dentro da "linha visual"; o ponto de transmissão deve possuir um caminho desobstruído até o receptor. A frequência mais alta e o comprimento de onda menor do sinal FM indicam que irão através da ionosfera (e pelo espaço) ao invés de refratar como faria um sinal AM.

Transmissão de sinais

As estações de rádio AM precisam reduzir sua força de transmissão à noite porque a ionosfera é mais eficiente no que diz respeito à refração de sinal. Isso pode interferir nesse tipo de estação quando essa utilizar a mesma frequência em outros locais geográficos. Por outro lado, as rádios FM não precisam modificar a sua geração de sinal em quaquer circunstância. No entanto, uma rádio AM é capaz de transmitir em uma distância maior que uma FM, que pode transmitir a até 80 km. Os transmissores FM devem ser posicionados em um piso elevado ou serem capaz de transmitir sem obstáculos, como montanhas dentro do caminho do seu sinal.

Qualidade do Som

Sinais FM possuem mais qualidade que os AM porque são de maior frequência, o que significa que podem carregar mais informações. Isso resulta em um som de melhor qualidade devido à maior extensão dinâmica (do alto ao baixo) dos sons à maior resposta de frequência (sons agudos aos graves). Sinais FM podem carregar dois canais de som para habilitar uma transmissão estéreo, enquanto as ondas AM são mono. Porém, são menos suscetíveis à interferência elétrica que as ondas FM.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...