×
Loading ...

Quais os materiais necessários para fazer um gráfico de barras em 3D?

Gráficos de barra são um método popular de se ilustrar somas relativas. Durante anos, pessoas utilizaram gráficos bidimensionais, mas com a tecnologia e os materiais modernos, muitas estão usando gráficos tridimensionais com duas ou mais variáveis. Criá-los é uma tarefa fácil, com um pouco de tempo e esforço, tudo o que você precisará é de um computador com um programa de planilha para gráficos impressos ou materiais de papelaria para modelos físicos.

Você pode criar gráficos de barra tridimensionais no computador ou à mão (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Computador

Para criar um gráfico 3D a ser imprimido do seu computador, você precisará de uma impressora e um programa de planilha. Abra o programa de planilha, como o Excel, por exemplo. Insira os dados nas linhas e colunas fornecidas, selecione todas as células que queira que sejam representadas no gráfico. Vá ao menu "Inserir" no topo da janela da planilha, clique em "gráficos" e selecione o tipo que deseja usar. Quando o gráfico estiver satisfatório, clique em "imprimir" no menu "arquivo" e se necessário faça mudanças no layout da impressão. Caso prefira observar o gráfico no computador mesmo, seu programa de planilha o permitirá navegar por ele ou salvá-lo como outro tipo de arquivo, como em PDF.

Loading...

Gráfico físico com dados limitados

Caso prefira fazer um gráfico físico, mas não possui muitos dados, o ideal é usar blocos de isopor. O isopor é barato e relativamente fácil de manusear. Corte-o com um estilete ou cortador elétrico, se deseja pintá-lo para destacar alguma soma, não use tinta comum, use uma tinta especial para isopor, encontrada em papelarias e lojas de materiais escolares. Tintas convencionais corroem o material, o que danificará a estética de seu gráfico. Cole os elementos dele a uma folha de placa de espuma laminada, de maneira horizontal ou vertical, dependendo do gráfico. Use um material não cáustico como cola de madeira ou cola quente para colar as barras na placa. Se parecer que seu gráfico carece de integridade estrutural, intercale as barras com palitos de madeira horizontais, para conectá-las e dar estabilidade. Essas conexões dão resistência a seu gráfico 3D.

Gráficos físicos com vários conjuntos de dados

Para gráficos com grandes quantidades de dados, use tiras ou buchas de madeira basswood. Ela vem em uma grande variedade de tamanhos, desde menores de um milímetro até dois centímetros, portanto, é fácil encontrar o tamanho apropriado para seu gráfico. Corte as tiras ou buchas com uma serra ou uma faca artesanal, pinte cada pedaço individual com a tinta de sua escolha, a basswood não irá estragar quando pintada, mas certifique-se de que esteja com uma camada nivelada de tinta, sem pingos. Cole as barras com cola de madeira, algumas não precisarão de uma base, mas é preferível fazer uma, para garantir estabilidade ao gráfico. Use uma placa fina de madeira, disponível em lojas de materiais, como base. A placa pode ter entre dois a seis milímetros de grossura. Pinte a base antes de colar as barras nela com a cola de madeira.

Outros tipos de gráficos físicos

Se quiser construir um gráfico diferente, faça um molde usando cartolina ou papelão, modelando o negativo de cada barra do gráfico. Quando o molde estiver completo, deve-se ter o inverso do gráfico tridimensional. Encha o molde com parafina, epóxi ou gesso. Deixe-o endurecer por alguns dias e então terá um ótimo gráfico de barras tridimensional monocromático.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...