Mais Artigos
- Quais eram os dois objetivos principais dos artistas renascentistas?
- Quais as contribuições que os gregos deram para a sociedade moderna?
- Quais as diferenças entre a Arte da Idade Média e a da Renascença?
- A arte renascentista italiana e nórdica
- Diferenças entre literatura medieval e literatura renascentista
Sobre o Barroco francês
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
O estilo barroco de arte, caracterizado por cores dramáticas e design opulento, dominou a produção artística francesa no século XVII. Muitos edifícios da realeza foram construídos nesse estilo e os pintores mais famosos da época utilizavam seus temas centrais em suas obras. Na França, a arte barroca foi substituída como o estilo dominante pelo neo-classicismo, que surgiu em meados de século XVIII.
Música
Muitas das formas musicais que se desenvolveram durante o período barroco (concertos, suítes e sonatas) também podem ser encontrados no repertório barroco francês. O principal compositor barroco francês foi o italiano de nascimento Giovanni Battista Lulli (1632-1687), que mais tarde mudou seu sobrenome para Lully. Ele foi o compositor da corte de Luís XIV e ditou a direção e estilo de arte francesa durante sua vida. Após a morte de Lully, dois outros compositores, Jean Philippe Rameau e François Couperin, definiram ainda mais o estilo barroco.
Pintura
Dois grandes pintores barrocos franceses foram Nicolas Poussin e Georges de la Tour. A pintura do primeiro é caracterizada por sua abordagem racional e temas clássicos. Como muitos artistas barrocos franceses, de la Tour emulou artistas italianos que o antecederam. Sua inspiração mais marcante foi Caravaggio, e suas pinturas utilizaram a técnica do claro-escuro de sombra e luz. Outra força importante durante este período foram os irmãos Naim, cujas pinturas documentavam a vida dos pobres com simpatia.
Arquitetura
A arquitetura francesa durante o período barroco se caracterizava por vastos e ornamentados palácios e jardins elaborados. Durante a segunda metade do século XVII, o famoso Palácio de Versalhes foi construído como residência pessoal de Luís XIV. O Museu do Louvre também foi expandido durante esse período. O arquiteto que o definiu foi Jules Hardouin-Mansart, que projetou partes do Palácio de Versalhes e da Orangerie (uma estufa construída no terreno do Louvre).
Legado
O período barroco passou a ser definido pelo reinado de Luís XVI, que durou de 1661 a 1715. O compositor pessoal do Rei Sol, Lully, e o astro arquiteto (Mansart) posteriormente encarnaram as principais características do estilo e da sensibilidade artística do barroco francês. Charles Le Brun também foi pintor da corte de Luís e administrava a academia de arte nacional, que produziu artistas cujo trabalho incluiu pinturas murais e retábulos que retravam Luís XIV de forma favorável.
Mais Artigos
Diferenças entre Art Deco e Art Nouveau→
Quais são as semelhanças entre as artes gótica e renascentista?→
O início da Dinastia Bourbon em 1589→
Semelhanças e diferenças entre a Arte grega e a arte romana→
Estilo de arte Barroco italiano e holandês→
Quais são as diferenças entre a arte neoclássica e a arte romântica?→
Referências
Sobre o Autor
Lee Millisaw has been writing since 1998. He's been published in "Beyond Baroque Magazine," "Bordercrossing Berlin" and the "Berkeley Poetry Review." His work has also been featured on National Public Radio. He has a Bachelor of Arts in rhetoric from University of California, Berkeley.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images