Quais são os perigos da naftalina nos armários das crianças?
Stephen Schauer/Digital Vision/Getty Images
A maioria das pessoas reconhece o cheiro característico da naftalina, que pode saturar a sua roupa por anos. Guardar bolinhas de naftalina no armário é uma maneira eficaz de proteger o seu vestuário, mas você precisa estar ciente dos seus potenciais riscos à saúde, caso tenha filhos. O ingrediente ativo na naftalina é uma substância química chamada naftaleno. Embora seja geralmente seguro se você ou seus filhos forem expostos a pequenas doses dessa substância, um alto nível de exposição pode ser perigoso.
Step 1
Use bolinhas de naftalina em pequenas doses e guarde-as apenas nos armários. A exposição aguda ao naftaleno pode causar anemia hemolítica, danos ao fígado e danos neurológicos nas crianças, mesmo através da inalação. Livre-se das bolinhas de naftalina e leve o seu filho ao hospital se ele sentir náuseas, vômitos, diarreia ou anemia que você suspeitar ter sido causada por elas. Use naftalina apenas se for detectado traças nos armários, e certifique-se que elas sejam mantidas fora dos armários do seu filho.
Step 2
Não guarde as bolinhas de naftalina em um lugar onde as crianças possam brincar com elas ou ingeri-las. Embora a inalação de naftaleno apresente algum risco, um perigo muito maior ocorre com o contato com a pele ou ingestão de naftalina. As crianças que encontrarem essas bolinhas podem ser tentadas a comê-las. Além dos perigos do naftaleno, as crianças podem se engasgar com a naftalina.
Step 3
Mantenha a sua casa livre de bolinhas de naftalina caso as suas crianças tenham uma deficiência de desidrogenase de glicose-6-fosfato. Um estudo australiano descobriu que as crianças com essa deficiência que entraram em contato com a roupa guardada com naftalina tinham uma chance maior de desenvolver hemólise maciça em questão de horas. Isso pode causar icterícia grave, o que pode resultar em danos cerebrais ou mesmo morte.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
David Coodin began working as a writer in 2005, and has been published in "The Walrus." He contributes to various websites, writing primarily in the areas of education and art. Coodin holds a Ph.D. in English literature from York University in Toronto.
Créditos Fotográficos
Stephen Schauer/Digital Vision/Getty Images