×
Loading ...

Quais são os sete pilares da sabedoria?

Os sete pilares da sabedoria são, na verdade, uma referência a um romance autobiográfico escrito por T. E. Lawrence. O título é "Os sete pilares da sabedoria: Um triunfo" e fala sobre as experiências de Lawrence enquanto um soldado britânico ajudando a agitar a revolta entre os povos árabes contra os turcos otomanos na segunda metade da Segunda Guerra Mundial. Não há sete coisas sábias narradas no livro, embora a obra tenha muitas coisas sábias a dizer.

Muitas aventuras de T.E. Lawrence no livro "Sete Pilares da Sabedoria: Um Triunfo" acontecem nos desertos do mundo árabe (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O título

O título do livro refere-se, em parte, a um versículo bíblico do livro de Provérbios, 09:01. Lê-se: "A sabedoria construiu sua casa; ergueu suas sete colunas". O autor também estava trabalhando em um livro antes da Primeira Guerra Mundial com o título "Sete Pilares da Sabedoria", que seria sobre sete cidades do mundo árabe. No entanto, o manuscrito desse livro original foi destruído.

Loading...

Cooperação com os árabes

Um dos temas mais marcantes do livro para muitos leitores modernos seria a cooperação entre árabes e um homem britânico. Na verdade, Lawrence muitas vezes se encontrava em um tipo de papel de liderança, uma relação entre um ocidental e árabes, o que seria difícil de imaginar em tempos modernos. Infelizmente, foi o envolvimento de Lawrence com os árabes e o posterior tratamento que eles passaram a receber depois da guerra que começou a amargar as relações entre o Ocidente e o mundo árabe.

O significado dos esforços de guerra

O significado dos vários esforços de guerra realizados por Lawrence e seus companheiros árabes, que estão escritos no livro, não podem ser subestimados. A batalha de Aqaba, em particular, em que Lawrence e seus companheiros árabes tomam sozinhos uma cidade estrategicamente importante, foi um evento importante no campo de guerra do Oriente Médio. Lawrence também estava envolvido na captura de Damasco durante o fim da Primeira Guerra Mundial.

Depois da Guerra

Como parte de um acordo entre os ingleses e os árabes que trabalharam com Lawrence, os árabes se revoltariam contra o Império Otomano em troca de um tratamento favorável quando ele entrasse em colapso e fosse dividido. Nesse contexto foi que Lawrence se tornou um elo de ligação para os britânicos, e o acordo sustenta muito do que está escrito no livro. No entanto, o acordo foi descumprido e, apesar das investidas de Lawrence, os aliados árabes dos britânicos não foram tratados favoravelmente após a guerra.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...