Costumes do vestuário francês
Pool/Getty Images News/Getty Images
O estilo francês é universalmente admirado, com livrarias inundadas de publicações que prometem ao leitor todos os segredos de se vestir como um francês. No entanto, adotar os sapatos ou saias certos não é a chave para o estilo francês; o vestuário francês é ditado pelos costumes que refletem a filosofia francesa. Questões de camadas sociais, etiqueta, história e economia são a base para o vestuário francês e seus costumes.
Questões de formalidade
Termos formais e familiares de abordagem são importantes na linguagem francesa. Referir-se a alguém com o informal "tu" quando você devia usar o formal "vous" é uma grave violação de etiqueta. Essa ênfase na formalidade é expressada nos costumes do vestuário francês. A roupa é menos um significante da personalidade do que um símbolo de classe, e hierarquias sociais continuam a desempenhar um papel importante na sociedade francesa. Isso não quer dizer que o povo francês anda pelas ruas com smokings e vestidos de baile, mas os franceses acreditam que devem se arrumar mesmo nas circunstâncias mais informais, tanto para preservar seu status social quanto para ser educado. Moleton e camiseta para uma corrida ao supermercado local seria considerado impróprio na cultura francesa; aparecer despenteado teria conotações negativas sobre a sua posição na sociedade e seria rude com seus colegas. Calças frouxas, camisas, blusas e saias são o guarda-roupa francês equivalente a calça jeans e camiseta.
Vestindo-se para jantar
Vestir-se para jantar é uma importante parte da cultura francesa, e um vestuário apropriado é exigido por alguns restaurantes e jantares festivos. Algo decotado, curto, apertado, luminoso e brilhante repeliria a maioria das mulheres francesas; um simples vestido preto, na altura do joelho, verá uma mulher com muitos compromissos de jantar. Cavalheiros usam ternos pretos para jantar com camisas passadas com abotoamento frontal. Os acessórios serão limitados, mas de excelente qualidade. Os franceses preferem comprar uma peça cara com apelo atemporal e excelente acabamento do que gastar o mesmo dinheiro com uma pilha de coisas baratas, produzidas em massa.
A versão de short
Shorts são algo raramente visto na França, especialmente na porção norte do país. A maioria das catedrais e igrejas proibirá a entrada tanto de homens quanto mulheres visitantes, se eles estiverem usando shorts; e muitos restaurantes sofisticados não acomodarão uma festa se algum dos membros estiver usando shorts. No sul da França, a atitude com relação às roupas é ainda mais conservadora que no norte, mas os shorts podem ocasionalmente serem usados em praias, contanto que eles tenham um corte substancial. Combine-os com sapatos, blusas lisas e bem ajustadas, e não com tênis e uma camiseta.
Tradição
Não há uma forma padrão para o vestuário francês, mas muitas regiões da França ainda honram os costumes e vestuários específicos de comunidades individuais. A região noroeste de Brittany ainda mantém festivais onde moradores locais vestem saias pretas e pesadas, aventais brancos elaborados e toucas engomadas de seus antepassados. No sul de Arles, as mulheres da área adotam fantasias de saias atenuadas com joias, jaquetas curtas, toucas rendadas e blusas com babados, quando elas competem para o título honorário de "A rainha de Arles". Embora essas roupas não são usadas diariamente, a preservação desses costumes honra a história do vestuário francês.
Referências
- Kwintessential: Cultura francesa, costumes e etiqueta [em inglês]
- The Frisky; Especial do Dia da bastilha -- Nove razões pelas quais as mulheres francesas nunca estão mal vestidas; Lenora Epstein; setembro de 2009 [em inglês]
- Every Culture; França; Deborah Reed Danahay [em inglês]
- Arles Guide: Mito das mulheres arlesianas [em inglês]
Sobre o Autor
Hailing from California, Ann Mazzaferro is a professional writer who has written for "The Pacifican," "Calliope Literary Magazine" and presented at the National Undergraduate Literature Conference. Mazzaferro graduated magna cum laude with a Bachelor of Arts in English from the University of the Pacific.
Créditos Fotográficos
Pool/Getty Images News/Getty Images