Quantas ninhadas de filhotes um chihuahua pode ter ao longo da vida?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Chihuahuas são a raça mais pura do tipo toy, famosa por pertencerem a celebridades como Paris Hilton e pela aparição em filmes como "O Chihuahua de Beverly Hills" e "Legalmente Loira". A criação de chihuahuas é um negócio lucrativo para algumas pessoas. É muito importante para criadores de chihuahua serem bem informados sobre os processos de reprodução do cão e seus hábitos, especialmente no que diz respeito ao número de ninhadas que pode ter durante a vida.
Fatos básicos
Chihuahuas dos dois sexos vivem, em média, entre 14 e 18 anos, um tempo muito longo mesmo para cães de pequeno porte. A questão de quantas ninhadas um chihuahua pode ter depende de vários fatores. Chihuahuas (como muitas outras espécies de cães) podem atingir a maturidade sexual com seis meses, mas na maioria das vezes isso acontece em torno de um ano de idade. Além disso, como outros cães, eles têm dois períodos estrais por ano, quando as fêmeas estão no cio e acasalam. Portanto, teoricamente, chihuahuas poderiam ter duas ninhadas por ano, sendo que já não estejam mais saudáveis para procriar.
Mais sobre a reprodução dos chihuahuas
A gravidez é muita arriscada e potencialmente mortal para chihuahuas, porque são animais muito pequenos e não podem acomodar uma ninhada grande. O chihuahua fêmea pode dar à luz até quatro filhotes em uma ninhada. Esses filhotes de cachorro chihuahua podem pesar até 25% do peso da mãe, muito mais do que os percentuais para cães maiores. Logo, chihuahuas fêmeas raramente têm várias ninhadas durante a sua vida, mesmo com muitos acasalamentos. A média é de duas a três ninhadas de chihuahuas por cria. Além disso, muitas vezes chihuahuas fazem cesariana, porque o processo de nascimento é muito forte para eles.
Filhotes
Filhotes de chihuahua são incrivelmente pequenos, pesando geralmente apenas algumas gramas quando nascem, e os donos de chihuahua devem tomar cuidado para que a mãe não machuque os filhotes após o nascimento. Para os criadores, cuidar de filhotes de chihuahua e de sua mãe pode ser um processo trabalhoso. Se a fêmea tiver uma ninhada maior (quatro ou cinco), terá maior risco de complicações de saúde após o parto. Filhotes podem precisar ser alimentados com mamadeira a cada três horas, se a mãe não conseguir produzir leite suficiente ou não sobreviver ao parto.
Cruzamento de chihuahuas
Por causa da demanda por cães de raça pura, a criação de chihuahuas pode proporcionar alguma renda extra para aqueles que estão dispostos a fazer o trabalho. No entanto, cruzar chihuahuas (especialmente para exposições de cães) é particularmente difícil porque a raça não possui muitas características uniformes -- além de seu pequeno tamanho -- pelas quais cruzar. Ainda assim, um filhote de cachorro chihuahua saudável e com pedigree documentado pode facilmente custar algumas centenas de reais.
Mais Artigos
Diferenças entre um Husky Miniatura e um Klee Kai→
Vantagens e desvantagens de ter um Yorkshire→
Diferenças entre as raças silky terrier e yorkshire→
Idade recomendada para cruzar Lulus da Pomerânia→
Qual o tamanho que meu Labrador preto de 7 meses deveria ter?→
Informações sobre o filhote de Chorkie (misto de Chihuahua e Yorkshire) →
Referências
- "Chihuahuas for Dummies;" Jacqueline O'Neil; 2007 [em inglês]
- "Chihuahuas (Complete Pet Owner's Manual);" D. Caroline Coile; 2003 [em inglês]
- PetChiDog: Chihuahua grávida [em inglês]
Sobre o Autor
Jeremy Cato is a writer from Atlanta who graduated with Phi Beta Kappa honors and an English degree from Morehouse College. An avid artist and hobbyist, he began professionally writing in 2011, specializing in crafts-related articles for various websites.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images