Como quebrar pedras com pólvora negra

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

A pólvora negra é um explosivo que só pode ser usado por um especialista em explosivos licenciado. A força explosiva da pólvora negra quebra grandes pedaços de rochas das pedreiras. Esses grandes pedaços são depois divididos para várias utilidades. Os especialistas podem, ainda, usá-la para quebrar pequenos pedaços de pedra para transporte imediato.

Passo 1

Use o martelo e o cinzel para fazer uma ranhura ao longo das fissuras naturais da rocha. Essa será a linha onde a rocha será dividida durante a explosão.

Passo 2

Use a furadeira com cabeça de cinzel para fazer buracos ao longo da linha. A profundidade e frequência dos buracos dependerão do tamanho da pedra que você deseja remover. Você pode usar um pé-de-cabra para fazer esses buracos em pedras menos duras, como calcário ou arenito.

Passo 3

Coloque o fusível de queima lenta em cada cartucho de pólvora negra. O fusível deve transmitir a chama a uma razão de 1 m a cada 90 segundos.

Passo 4

Coloque o cartucho de pólvora negra no buraco e preencha-o com barro ou areia. Soque o barro ou a areia com um bastão de madeira.

Passo 5

Tire os trabalhadores das proximidades. O fusível será aceso por um especialista em explosão licenciado. A onda de choque da explosão quebrará a rocha ao longo da linha que você esculpiu com o cinzel.

Mais recentes

×