Queda de cabelo devido à insuficiência renal

A insuficiência renal pode deixá-lo careca

Image by Flickr.com, courtesy of this lucid moment

Quando os rins falham, há uma grande variedade de efeitos negativos sobre os sistemas corporais. Além de impactar a remoção de resíduos do corpo e de causar desequilíbrios de fluidos, a queda de cabelo pode ocorrer.

Contexto

As proteínas são os blocos de construção dos músculos, ossos, unhas e cabelos. Ela é necessária para essas partes do corpo se manterem fortes e saudáveis. Ocasionalmente, o organismo produzirá proteínas anormais que se instalam nos tecidos corporais. Elas, por sua vez, formam pequenos depósitos, acabando por causar a amiloidose.

Efeitos

A amiloidose afeta as quantidades e a estrutura das proteínas normais do corpo. Como resultado, o cabelo já não pode manter sua saúde, resultando na sua queda. Existem dois tipos principais de amiloidose relacionados à doença renal: a primária e a relacionada à diálise.

Amiloidose primária

A amiloidose primária ocorre quando as células do corpo não funcionam corretamente, resultando em fibras de proteínas anormais. Essas proteínas anormais formam depósitos nos rins, onde causam danos graves. Os rins já não são capazes de funcionar corretamente, então o organismo é incapaz de remover os resíduos de forma eficaz.

Amiloidose relacionada à diálise

A amiloidose relacionada à diálise ocorre nos pacientes que estão passando por uma hemodiálise. Durante a diálise, um certo tipo de proteína se acumula no sangue. Como resultado, as moléculas unem-se e formam grandes depósitos de amiloides. O fornecimento de proteína normal do corpo é prejudicado, resultando na queda de cabelo.

Considerações

Embora a queda de cabelo seja ocasionalmente relacionada com uma doença renal, ela é muito rara. Isso normalmente ocorre apenas durante casos avançados de insuficiência renal.

eHow Brasil
×