O que é espessamento pleural apical?
thorax x-ray of the lungs image by JoLin from Fotolia.com
O espessamento pleural apical se refere ao espessamento da pleura da porção apical dos pulmões. A porção apical, ou ápice do pulmão, é parte superior arredondada desse órgão.
Características
Os pulmões estão cobertos por duas camadas finas de tecido. Essas camadas são conhecidas como "pleura", que pode endurecer e perder sua elasticidade devido a infecções ou a outros processos de uma doença, como o mesotelioma ou a asbestose.
Importância
Quando as camadas pleurais endurecem, respirar se torna cada vez mais difícil devido à restrição da capacidade de expansão dos pulmões durante a inalação.
Sintomas
Os sintomas do espessamento pleural apical são semelhantes a outros processos de doenças respiratórias, incluindo falta de ar, dores no peito e dificuldades em respirar durante exercícios físicos.
Causas
Existem muitas causas para o espessamento pleural apical, uma vez ele é o resultado de qualquer inflamação nos pulmões. Algumas causas incluem: pneumonia bacteriana, quimioterapia, infecção e lúpus, sendo este último um fator-chave por causar inflamação a tantos tecidos do corpo humano.
Tratamento
O tratamento para o espessamento pleural apical somente pode ser realizado cirurgicamente, pois as regiões endurecidas dos pulmões são tecidos cicatriciais e precisarão ser removidos, diminuindo, assim, a pressão sobre os pulmões e permitindo que eles se expandam livremente.
Referências
Sobre o Autor
Tim Barron has been in Navy Medicine for 18 years as a radiology technician a histology technician and as a department manager. He graduated radiology technician school in 1993. He then attended the much-heralded Armed Forces Institute of Pathology and graduated in 1999.
Créditos Fotográficos
thorax x-ray of the lungs image by JoLin from Fotolia.com