×
Loading ...

Quimioterapia para felinos

O câncer ocorre em um gato quando as células em uma parte do corpo começam a crescer descontroladamente, formando tumores. Um entre os muitos tratamentos disponíveis para o câncer é a quimioterapia, através do uso de medicamentos prescritos.

Saiba mais sobre a quimioterapia para felinos (Comstock/Comstock/Getty Images)

Função

As drogas quimioterápicas para felinos previnem que as células cancerígenas se dividam e continuem a crescer. Sem a capacidade de continuar crescendo, as células cancerígenas acabam morrendo.

Loading...

Tipos de medicação

Na maioria dos casos a quimioterapia para felinos é administrada por via intravenosa, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Illinois. Os medicamentos utilizados para os gatos são os mesmos medicamentos dados às pessoas e incluem cisplatina, ifosfamida e dacarbazina.

Duração

Um tratamento quimioterápico para felinos geralmente dura de três a seis horas, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Illinois. O tratamento geralmente é repetido pelo menos uma vez por semana, com o número de semanas variando com base no tipo do câncer a ser tratado e dos medicamentos utilizados.

Riscos

A maioria dos gatos desenvolve diarreia pelo menos uma ou duas vezes durante um curso inteiro de quimioterapia, e alguns gatos também perdem seus bigodes devido ao tratamento, informa a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Illinois. Os gatos podem ficar mais suscetíveis à infecções bacterianas, virais e fúngicas durante o tratamento porque as drogas da quimioterapia podem suprimir o sistema imunológico.

Considerações

A quimioterapia para gatos normalmente custa entre R$ 400 e R$ 4.000, dependendo do tipo e frequência do tratamento, de acordo com o site CostHelper.com. Devido ao custo associado ao tratamento, alguns donos de animais podem optar pela eutanásia, especialmente em gatos mais velhos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...