×
Loading ...

Atividades e jogos de dramatização: crianças interpretando médicos e veterinários

O renomado psicólogo Jean Piaget uma vez disse que "os jogos dramatizados permitem às crianças adequarem a realidade do mundo aos seus próprios interesses e conhecimento, sendo uma das formas mais puras do pensamento simbólico disponíveis para elas; esse tipo de brincadeira contribui fortemente para o desenvolvimento intelectual delas”.

Alunos da pré-escola se preparando para as atividades de dramatização (Image by Flickr.com, courtesy of woodley wonderworks)

O que é um jogo de dramatização?

Um jogo de dramatização é uma atividade espontânea e criativa na qual as crianças reencenam acontecimentos, histórias e peças; ela pode envolver a interpretação de papéis, caracterização e jogos de fantasia, de acordo com a Universidade do Oeste de Ilinóis.

Loading...

Faixa etária

As crianças de todas as idades podem se beneficiar desses jogos, no entanto ela é mais proveitosa com crianças entre 18 meses a 5 anos de idade.

Onde o conceito é usado?

A brincadeira de interpretação de médico e veterinário pode acontecer em qualquer lugar. Muitos berçários e pré-escolas encorajam essas atividades, e os pais também podem realizá-las em casa.

Atividades

As atividades dramáticas envolvendo médicos e veterinário ajudam as crianças a interpretarem o médico, veterinário de animais ou pacientes. Elas podem interpretar suas próprias histórias como acharem melhor.

Benefícios

As atividades de dramatização têm benefícios no desenvolvimento social e emocional das crianças, pois, através delas, as crianças podem interagir e se expressarem em situações diversas ou em diferentes papéis, como o médico e o veterinário.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...