Qual é mais rápido para uma conexão sem fio: um preâmbulo curto ou longo?
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images
As redes sem fio já foram utilizadas como substitutas para conexões com fio. No entanto, com a explosão da internet e dos dispositivos rede portáteis, conexões sem fio acabaram se tornando indispensáveis em ambientes domésticos e de trabalho. Preâmbulos são prefixos para dados enviados do seu roteador para seus dispositivos sem fio, e são escolhidos com base na qualidade da conexão. Preâmbulos curtos e longos têm seu uso em situações diferentes.
Definição
Preâmbulos são pausas que vêm antes que um sinal sem fio atinja um dispositivo de rede. Esta pausa varia de tempo; a duração dela é que define o preâmbulo como longo ou curto. Este pacote de dados fornece ao dispositivo receptor os dados de tempo de cada um dos dispositivos necessários para a sincronização adequada da rede. Depois do preâmbulo, o tubo de comunicação fornece ao dispositivo de recepção o tipo de transmissão, a velocidade e a quantidade de tempo que demora pra ser completada toda a transmissão dos dados.
Preâmbulos longos
A maioria dos dispositivos sem fio de categoria "B" é feita para preâmbulos longos. Isso permite aumentar a compatibilidade entre os dispositivos sem fio, às vezes em troca de velocidade. Todos os dispositivos sem fio de categoria "B" devem ter suporte para preâmbulos longos, enquanto preâmbulos curtos são opcionais. O protocolo 802.11b, por exemplo, permite realizar a troca entre o preâmbulo curto para o longo e vice-versa para sanar dificuldades na transmissão da informação entre os dispositivos.
Preâmbulo curto
Novos dispositivos sem fio da categoria "B" que estão usando preâmbulos curtos normalmente têm uma rápida transferência de informação. Trocar do preâmbulo longo para o curto não irá resolver problemas de má qualidade na conexão ou internet com baixa velocidade. No entanto, ir para dispositivos sem fio de categoria "G" e "N" irá aumentar o alcance e a velocidade de transferência. Preâmbulos curtos funcionam com todos os tipos de dispositivos sem fio, diferente dos tipos mais antigos, onde as taxas de transmissão estão limitadas a uma faixa entre 1 a 2 Mbps.
Dicas e truques
É recomendado configurar todos os dispositivos sem fio para preâmbulos longos ou curtos. Infelizmente, isso significa que o dispositivo de menor desempenho determinará as configurações de todos os outros, ou haverá risco de incompatibilidade. Confira os sites de fabricantes ou manuais de instruções de seus dispositivos para determinar suas configurações ideais. Note que na maioria dos casos, definir seus dispositivos para preâmbulos longos garante a compatibilidade caso velocidades mais lentas sejam toleráveis.
Referências
Sobre o Autor
David Lipscomb is a professional writer and public relations practitioner. Lipscomb brings more than a decade of experience in the consumer electronics and advertising industries. Lipscomb holds a degree in public relations from Webster University.
Créditos Fotográficos
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images