Como fazer rastelos de madeira

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Rastelos de madeira são usados para rastelar folhas, arar o solo e para jardinagem zen. São um projeto comum para pessoas autosuficientes que moram em fazendas. Geralmente são feitos de madeiras resistentes, como carvalho e cerejeira. Essas madeiras são mais fortes do que pinho ou cedro e irão proporcionar vida longa a qualquer rastelo. Rastelos de madeira não possuem um design complicado e podem ser feitos usando apenas madeira e cola, que pode deixar o rastelo tão firme quanto a utilização de parafusos.

Passo 1

Faça um furo de 4,5 cm de profundidade e 4 cm de diâmetro no centro da tábua de 70 cm. O centro deste furo deve estar a 35 cm de distância das pontas e 5 cm de distância das bordas. Cole uma cavilha de 4 cm no furo e deixe secar.

Passo 2

Faça 27 furos de 6 mm com 2,5 cm de profundidade na tábua com borda de 5 cm. O centro destes furos deve estar a 2,5 cm de distância dos cantos e espaçados 2,5 cm um do outro, e 1,25 cm distantes das bordas da tábua. Dois destes furos do meio serão para encaixe da cavilha. Isso irá ajudar a fixá-la.

Passo 3

Cole as cavilhas de 6 mm em cada um dos furos de 6 mm e deixe secar.

Passo 4

Lixe o seu rastelo de madeira usando uma lixa de papel média e, então, a fina. Limpe-o com uma flanela e aplique o verniz.

Mais recentes

×