Como consertar uma pequena rachadura no radiador de um carro

••• Autoexperts.com Photos

Uma falha comum em radiadores de plástico e alumínio é uma rachadura em cada extremidade do tanque. Esse procedimento é para pequenas fissuras que são comuns em radiadores de todas as marcas. Ele utiliza um tipo de produto com supercola chamado Q-Bond, que é vendido em lojas de autopeças. Todas as advertências para cianoacrilatos aplicam-se a esse produto e, por isso, leia atentamente as instruções.

Passo 1

Localize a fissura. Esse procedimento pressupõe que você tenha reduzido o problema a uma rachadura no tanque plástico do radiador, tendo-o removido. Esse procedimento de reparação se destina a ser realizado em uma bancada ou em uma superfície plana semelhante. Inspecione o radiador, procurando todas as rachaduras, inclusive pequenas fissuras. Você terá que aplicar certa pressão com os dedos para confirmar suas suspeitas.

Passo 2

Lixe ou esmerilhe toda a extensão da fissura, mas não a ponto de criar um buraco no tanque. Isso é muito importante. Você precisa formar um sulco que mantenha um enchimento. Se furá-lo, não terá material do tanque suficiente para manter o enchimento no lugar e ele cairá no interior do radiador. Certifique-se de que a área de reparo esteja limpa e seca.

Passo 3

Aplique o material -- que é um pó -- no sulco criado.

Passo 4

Pingue cola sobre o pó, mantendo a ponta do tubo distante do pó, de forma que ele não grude. Embora anuncie-se que esse produto seca em dez segundos, deixe-o descansar por trinta minutos, para que a cola tenha a chance de alcançar todo o material de preenchimento.

Passo 5

Teste o reparo, embora não seja possível testá-lo sob pressão. Pode-se encher o radiador com água após fechar o pescoço do tanque reparado e procurar por qualquer pingo nessa área. Infelizmente, o verdadeiro teste virá apenas após reinstalar o radiador.

Mais recentes

×