Razões para um cachorro vomitar sangue

••• dog image by Michal Tudek from Fotolia.com

Há uma série de possíveis razões que levam um cachorro a vomitar sangue. Algumas são devido a doenças mais corriqueiras, mas algumas podem ser devido a um problema grave ou fatal. O sangue fresco é vermelho brilhante, mas o digerido tem cor acastanhada e assemelha-se a borra de café. Tome nota da cor e textura do sangue, e consulte o veterinário para determinar se o seu cão requer um exame.

Objetos estranhos

bone image by Henryk Olszewski from Fotolia.com

Os cães adoram mastigar, e a causa mais comum de um cão vomitar sangue é devido a ter engolido alguma coisa afiada. O animal pode ter ingerido um objeto estranho ou engolido um fragmento de osso que tenha lacerado o revestimento do esófago ou do estômago, resultando em sangramento dessas áreas.

Sangue que o cão tenha engolido

dog image by Ergün Özsoy from Fotolia.com

A mastigação pode causar lacerações e sangramentos na boca, ou seu cão pode engolir sangue, lambendo-o do nariz ou uma ferida externa. O sangue ingerido muitas vezes aparece com a cor acastanhada, pois fora parcialmente digerido. Examine o animal procurando por feridas ou cortes dentro da boca a fim de determinar se o sangue ingerido pode ser o que ele está expelindo no vômito.

Medicação

medication image by palms from Fotolia.com

Alguns medicamentos que são benéficos para os cães em determinadas condições podem ter o efeito colateral desagradável de causar a irritação do estômago. Pergunte ao veterinário sobre quaisquer medicamentos atualmente prescritos para o cão.

Úlceras e tumores

dog image by Bobi from Fotolia.com

Úlceras do trato gastrointestinal e tumores sangrando no estômago, esôfago ou intestino delgado superior são menos comuns, mas têm o mesmo resultado de condições menos graves. Vômito crônico de sangue pode apontar para uma úlcera ou tumor.

Distúrbios de coagulação

Embora muito menos comum, certos distúrbios de coagulação canina podem causar sangramento no trato gastrointestinal e também resultar em sangue no vômito. Se você e seu veterinário descartaram as outras causas para o problema, deve ser feito um exame a fim de detectar um distúrbio de coagulação.

Mais recentes

×