Como rebaixar um caminhão com feixe de molas

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Se você é proprietário de um caminhão e almeja a aparência de um cruiser elegante e rebaixado, sem gastar muito dinheiro, já deve ter se perguntado se há alguma opção para rebaixá-lo você mesmo. Muitos caminhões são equipados com suspensão de feixe de molas na traseira. Essencialmente, feixes de mola são pedaços de metal (ou folhas) empilhados um em cima do outro e dobrados para proporcionar amortecimento em solavancos. Apesar dessa configuração de suspensão não desempenhar performance por si só, como outros sistemas, ela fornece acesso fácil a uma técnica testada e aprovada para rebaixar o seu caminhão, embora apenas na parte traseira.

Passo 1

Suspenda o eixo traseiro do caminhão do chão até que os pneus estejam no ar. Coloque apoios sob o chassi, de modo que ele e o eixo traseiro sejam suportados separadamente.

Passo 2

Utilize as chaves de soquete para afrouxar e remover os parafusos que prendem as molas de um lado do caminhão. Os feixes de molas são montados normalmente na parte superior do eixo traseiro, no entanto, rebaixos de 8 a 10 cm podem ser alcançados invertendo-se os feixes de modo que eles permaneçam no fundo. Vire o feixe para o lado inferior do eixo e, em seguida, aperte as molas de volta no lugar.

Passo 3

Repita o Passo 2 para o outro conjunto de feixes de molas, no lado oposto do veículo. Puxe os apoios por baixo do chassi e, em seguida, abaixe lentamente o caminhão fora do macaco.

Passo 4

Dê uma voltinha com o caminhão para ver como o rebaixamento afetou sua direção.

Mais recentes

×