Como recuperar platina de discos rígidos

••• hard drive image by BigDog from Fotolia.com

Platina é um metal precioso que se tornou um componente importante em eletrônicos como discos rígidos. Um disco rígido é um dispositivo de armazenamento permanente que contém o sistema operacional de um computador e utiliza magnetização para armazenar dados. A platina auxilia na estabilização desse processo, fazendo com que ela seja essencial no funcionamento da máquina. A utilidade e a raridade dela a tornam muito atraente para a reciclagem.

Passo 1

Encontre o disco rígido. A localização varia de um modelo de computador para outro e é provável que você precise desmontá-lo com uma chave de fenda. O aparelho lembra uma caixinha retangular e é composto por um disco parecido com um CD; esse é o componente que contém a platina.

Passo 2

Procure uma empresa especializada na reciclagem de peças de computadores. Apesar de ser possível extrair a platina você mesmo, o revestimento do disco, na verdade, é uma liga que contém somente de 40% a 50% de platina e é muito fina, ou seja, a quantidade total desse elemento é extremamente pequena. Você obterá menos lucros fazendo isso sozinho, devido aos custos e riscos do uso de produtos químicos necessários para realizar a extração do que se levar o disco rígido a uma empresa de reciclagem profissional.

Passo 3

Para aumentar os lucros, tente coletar diversos discos rígidos ou outras peças de computador que possuam platina. Existem muitos guias online que podem ajudá-lo a saber quais outros componentes contêm quantidades de platina para reciclagem que valham a pena.

Mais recentes

×