Como reduzir os níveis de creatinina com alimentos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
A creatinina, um tipo de resíduo molecular encontrado no corpo, é criada pelo metabolismo muscular. Ela vem de uma molécula chamada creatina, que ajuda a ganhar massa muscular. A creatinina é filtrada do sangue pelos rins e expelida na urina. Contudo, pessoas com insuficiência renal as vezes não conseguem eliminar a creatinina. Um alto nível de creatinina no corpo é um indicador de que a pessoa pode ter um problema renal. Uma forma de ajudar a reduzir os níveis de creatinina e aliviar a pressão sobre os rins é modificar a dieta.
Step 1
Beba pelo menos seis copos de água por dia. Beber água ajuda a eliminar o excesso de creatinina para fora do organismo.
Step 2
Evite comidas salgadas. Alimentos com alto teor de sal podem aumentar a pressão sanguínea e causar dano prolongado aos rins.
Step 3
Fique longe de alimentos ricos em proteínas, incluindo carnes e derivados de leite. Em vez disso, coma mais proteínas de fontes como feijões e lentilhas. Corte as comidas ricas em açúcar refinado.
Step 4
Coma um dieta rica em vegetais, frutas, grãos integrais e feijões. Você pode conseguir todas as gorduras e açúcares que o corpo precisa dessas fontes sem aumentar a pressão sobre os rins.
- MedicineNet: Teste sanguíneo de creatinina [em inglês]
- Dr. Vikram's Blog: Como reduzir os níveis de creatinina no sangue? [em inglês]
- CNN: É possível reduzir os níveis sanguíneos de creatinina? [em inglês]
- Mayo Clinic: Creatina [em inglês]
- Mayo Clinic: Teste de creatinina [em inglês]
- Mayo Clinic: Falência renal crônica [em inglês]
- Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images