Como reforçar o batente da porta

••• screws and heart shaped screws image by timur1970 from Fotolia.com

A segurança de uma casa costuma depender de um pedaço de 1,5 cm de pinho. Não importa a qualidade da sua tranca, a única coisa que o separa de alguém que deseja entrar é aquele pequeno pedaço de batente que fica por trás da fechadura. Além disso, a maioria das trancas é instalada com parafusos muito curtos para efetivamente prender a ferragem ao batente, o que acaba facilitando ainda mais um arrombamento. É possível melhorar consideravelmente a segurança da sua casa reforçando os batentes das portas.

Passo 1

Use o pé de cabra para afastar a esquadria da porta do batente junto à fechadura. Marque e corte fora um retângulo de acartonado de gesso da parede, junto à lateral da fechadura. Faça uma marcação 1,5 cm acima da placa de junção do batente, e outra 1,5 cm abaixo da placa da maçaneta. Use um esquadro para estender essas marcas horizontalmente para trás, cerca de 4 cm. Faça uma linha entre as pontas dessas marcações para criar um retângulo com 4 cm de largura e 20 cm de altura. Separe esse pedaço para prender novamente depois.

Passo 2

Retire os calços que ficam entre o batente e a viga, junto da área diretamente à frente da parede que você acaba de cortar, usando um formão e um martelo. Corte fora qualquer parafuso ou prego usando uma serra circular, visando obter uma abertura com 1,5 cm de largura entre o batente e a viga, alinhado com o corte que você fez na parede de acartonado.

Passo 3

Corte um pedaço de pinho de 1,5 cm x 9 cm x 20 cm, depois insira dentro da abertura. Use o formão para manter a peça no lugar, evitando que caia para a base do batente. Finque dois pregos através do batente e do compensado até chegar na viga. Coloque-os próximos ao topo e à base da abertura. Use um formão para cortar fora o material da viga, a borda do compensado e do batente também, deixando cerca de 3 mm de profundidade por dentro, diretamente à frente do pedaço de acartonado que você cortou fora.

Passo 4

Compre uma chapa de remendo, feita com aço reforçado e 3 mm de espessura, com 7,5 cm x 20 cm, que possua furos guias para os pregos. Coloque-a na abertura onde você recortou o acartonado. Pregue a chapa junto à viga, à lateral do batente e também do compensado. Coloque o pedaço de acartonado de volta no lugar, preenchendo as juntas com gesso. Alise usando um dedo umedecido. A esquadria da porta irá cobrir qualquer imperfeição.

Passo 5

Troque os parafusos de 2 cm das placas da fechadura por peças de 7,5 cm, fincado com a ajuda de uma furadeira através do batente e do compensado de 1,5 cm, até chegar na viga de trás.

Passo 6

Retire os pregos através da parte de trás da esquadria da porta para evitar deixar furos no acabamento. Posicione-a no local original e pregue-a na borda do batente. Preencha os buracos dos pregos com massa para madeira ou algum tipo de calafetagem.

Mais recentes

×