×
Loading ...

Regras e características do futebol

O futebol, chamado de "soccer" nos EUA, é o esporte mais popular do mundo. Seus fãs apaixonados ainda provocaram um conflito militar, chamado "Guerra do Futebol", em 1969, entre Honduras e El Salvador. Emoções à parte, o futebol é um jogo relativamente simples, exigindo nada mais do que uma bola e duas traves.

Jogadores de futebol podem usar legalmente uma variedade de partes do corpo ao jogar bola (Sean Murphy/Lifesize/Getty Images)

Objetivo

O objetivo do futebol é colocar a bola na rede do adversário. Para realizar essa tarefa, os jogadores passam a bola entre si, cruzando o campo. Quando um gol é marcado, os atletas se alinham em seu próprio lado e a bola é colocada no centro do campo para a equipe adversária recomeçar o jogo.

Loading...

Jogadores e equipamento

Cada equipe tem 11 jogadores em campo. Um deles é um goleiro e o resto são geralmente divididos entre zagueiros, meio-campistas e atacantes. Os meio-campistas são geralmente em maior número, seguidos pelos zagueiros e depois atacantes, embora proporções possam mudar dependendo da estratégia empregada. São usadas chuteiras apropriadas para o terreno da partida e todos são obrigados a usar caneleiras para a segurança.

O campo

O campo de futebol pode variar em tamanho. Normalmente, tem 109 x 68 m, ou 110 x 70 m. A superfície pode ser grama natural ou artificial, com as traves centradas nas extremidades. Um quadrado de 5 m, chamado de pequena área, e outro de 16 m, chamado de grande área, são marcados na frente de cada trave. É permitido ao goleiro pegar a bola em qualquer lugar dentro da área de 16 metros. Qualquer bola que saia pela lateral do campo é dada para a equipe que não tiver encostado nela por último; o jogo recomeça com um lançamento lateral. A bola que passa pela linha de fundo é dada para o goleiro do time em que o adversário tocou por último. Se a equipe que defende o gol tocou por último, a equipe adversária tem permissão para chutá-la da marca de escanteio mais próxima.

As regras

A partida é jogada em dois tempos de 45 minutos contínuos. Substituições limitadas são permitidas. Em caso de não haver gols marcados em um jogo decisivo, como uma final, minutos adicionais são incluídos, seguidos de pênaltis. Com exceção do goleiro, os jogadores não estão autorizados a tocar a bola com as mãos ou braços. Faltas por contato podem ocorrer de várias formas, o mais comum delas é um esbarrão impróprio ou inseguro. As penalidades incluem chutes livres diretos, pênaltis e cartões vermelhos e amarelos. Um cartão vermelho ou dois amarelos resultam na expulsão do jogo. Outro tipo de falta é o chute livre indireto, quando a bola não pode ser chutada diretamente na rede. Para cumprir as regras, um árbitro e dois bandeirinhas estão no campo. Às vezes, um quarto árbitro será encarregado de substituições, mantendo o tempo e outros encargos relacionados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...