Como regular a pressão em um compressor de ar

••• Photodisc/Photodisc/Getty Images

Regular a pressão é importante porque todas as ferramentas pneumáticas, como pistolas de prego, têm um valor de pressão máxima. O fabricante determina isso, e o número é impresso no guia de usuário ou rotulado na ferramenta. Nunca exceda-o por motivos de segurança e sempre use o mínimo de pressão para fazer o trabalho. Mantenha a pressão abaixo de 9 atm em qualquer caso. Há uma válvula de segurança que liberará ar automaticamente se a pressão do tanque exceder o máximo.

Passo 1

Ligue o compressor de ar e deixe o tanque encher. O compressor desligará ao atingir o valor máximo.

Passo 2

Desligue o compressor.

Passo 3

Verifique a válvula de segurança; faça isso todo dia, como parte da regulação da pressão de ar. Se a válvula de segurança falhar, o compressor de ar poderia explodir. Puxe o anel na válvula de segurança para liberar ar por três a cinco segundos. O ar deve escapar.

Passo 4

Solte o anel. A válvula de liberação de segurança deve voltar ao estado anterior e segurar a pressão. Verifique o medidor de pressão. Se o ar continuar a escapar, a válvula de segurança falhou e você deve procurar a manutenção.

Passo 5

Ligue o compressor e deixe o tanque encher novamente. O compressor desligará ao atingir o valor máximo. Deixe o compressor atingir a pressão máxima.

Passo 6

Ajuste o regulador para a pressão desejada, girando o botão regulador. A mudança de pressão aparecerá no medidor como ''Pressão de saída''.

Passo 7

Proceda com o trabalho.

Mais recentes

×