Remédios naturais para tratamento da doença de Cushing

Visage/Stockbyte/Getty Images
A síndrome de Cushing é um raro problema hormonal que expõe a pele do corpo a altos níveis de hormônio cortisol, sendo também frequentemente conhecido como ''hipercortisolismo''. Entre 10 a 15 milhões de pessoas anualmente têm a síndrome, com os sintomas de obesidade na parte superior do corpo, arredondamento facial, gordura no pescoço, e pele frágil e fina.
Lutando contra a perda muscular e óssea
Um dos sintomas da síndrome de Cushing é a perda óssea e muscular que, com o tempo, podem ser difíceis de serem revertidas. Entretanto, a ingestão de uma dieta de baixa caloria com alto teor proteico, juntamente com o consumo de cálcio e suplementos de vitamina D, podem ajudar a parar o avanço. É recomendado a quem sofre com a síndrome limitar o consumo de gordura a 30% do consumo total de comida, assim como monitorar o colesterol, já que os crescentes níveis de cortisol podem também causar aumento das taxas do nível de colesterol. Recomenda-se ainda o consumo de alimentos com baixo colesterol (limitando sua ingestão a menos de 300 mg diário) ao mesmo tempo que se deve consumir de 25 a 30 g de fibras como as encontradas em todos os grãos.
Reduzindo o consumo de sódio
Os pacientes com a síndrome de Cushing também estão suscetíveis à pressão alta. São necessários cuidados para minimizar os riscos que essa pressão elevada traz e um dos mais eficientes é mudar a dieta para redução dos níveis de sódio. Diminuir a quantidade de ingestão de sal é um bom começo.
Exercícios
A síndrome causa um repentino e perigoso ganho de peso, especialmente na parte superior do corpo e cabeça. Exercícios frequentes podem ajudar a manter seu peso sob controle, o que também fortalecerá seus músculos e ossos. Pelo fato de pessoas que sofram da síndrome de Cushion terem frequentemente excesso de peso ou outros problemas de saúde, é importante o foco nos exercícios aeróbicos, como caminhar, correr, pedalar ou nadar para controlar o peso.
Tratamento de feridas
É importante tomar um cuidado extra para qualquer ferimento durante o tratamento da síndrome de Cushing, porque um aumento na quantidade de cortisol poderá inibir a cura de feridas, por vezes levando a infecções e outros problemas. Assegure-se de limpar todos os ferimentos usando um sabão antisséptico e linimento, além de vestimentas adequadas para evitar que os ferimentos infeccionem.
Mais Artigos
Quais são as causas para a síndrome do coração hipercinético?→
Como limpar mancha de sangue de camurça→

Como a creatina afeta os hormônios do crescimento e envelhecimento?→

Efeitos colaterais da suplementação de Fucus vesiculosus→

Remédios para tratar altos níveis de cortisol→

Como remover arranhões da fórmica →

Referências
Recursos
Sobre o Autor
Richard Manfredi has more than a decade of professional writing experience, both in the media and at a corporate level. Since 2003, he has worked in the public relations industry, creating and executing campaigns for technology and entertainment companies. Manfredi is also a journalist who has worked for the "Orange County Register," as well as several online publications.
Créditos Fotográficos
Visage/Stockbyte/Getty Images