Como remover amassados, arranhões e outras marcas de sobrecapas de livros

••• Image Source/Photodisc/Getty Images

Os livros são um dos alicerces da sociedade moderna. Eles nos permitem fugir da rotina diária, ensinam coisas novas, ajudam-nos a aprendermos novas línguas e nos levam para jornadas em terras distantes, sem termos que abandonar o conforto do nosso lar. Infelizmente com o passar do tempo, e pelo desgaste natural, algumas capas e sobrecapas de livros podem se rasgar, se amassar ou se arranhar. É possível consertar esses problemas e restaurar os livros para um estado melhor.

Passo a passo

Passo 1

Organize o local de trabalho. Pode ser uma escrivaninha ou um balcão na cozinha. Qualquer local que você escolher deve estar absolutamente limpo. Esfregue a parte de cima da escrivaninha ou do balcão utilizando álcool para remover poeira e resíduos. Se não for capaz de limpar a superfície, cubra o local com filme plástico ou papel toalha.

Passo 2

Afaste a sobrecapa suja do livro e a coloque voltado para o local de trabalho.

Passo 3

Retire qualquer vestígio de sujeira nas dobras utilizando uma pequena escova de cerdas macias. Se não conseguir limpar com a escova, limpe suavemente a sujeira com uma borracha especial.

Passo 4

Verifique se há rasgos na capa. Se encontrar algum, conserte com fita invisível. Mesmo um rasgado pequeno deve ser corrigido para evitar que ele aumente de tamanho.

Passo 5

Se livre das marcas visíveis com um pano macio. Se não funcionar, tente esfregar de forma bem gentil as marcas, utilizando a borracha. Não utilize produtos abrasivos, eles podem desintegrar as sobrecapas ou manchar a tinta.

Mais recentes

×