Como remover bolor de uma persiana

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os organismos vivos precisam de condições específicas para prosperarem, e o bolor não é uma exceção. Esse fungo cresce em condições úmidas e quentes, com uma tendência a se prender a superfícies sujas. Quando as persianas penduradas em um cômodo com um alto nível de umidade ficam empoeiradas ou sujas, transformam-se em um ótimo local para o crescimento de esporos de bolor. Para evitar danos às persianas, o bolor deverá ser cuidadosamente removido da superfície.

Passo 1

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Coloque uma camada de plástico em uma área externa e ensolarada. Quando isso não for possível, coloque em um cômodo seco que receba algumas horas de luz solar direta.

Passo 2

Remova as persianas da janela e deite-as sobre o plástico. Deixe que elas fiquem no sol por algumas horas para matar os esporos de bolor. Passe o aspirador de pó sobre elas, usando uma ponta para tapetes, para remover os esporos da superfície.

Passo 3

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Coloque luvas de borracha em suas mãos pra protegê-las de entrar em contato direto com os esporos de bolor. Misture 1 xícara de álcool e 1 de água morna em um balde. Faça mais solução em uma proporção de um pra um se tiver várias persianas para limpar.

Passo 4

Mergulhe uma esponja na solução de álcool diluído. Torça-a para que ela esteja o mais seca possível. Aplique-a gentilmente sobre as persianas para matar o bolor, certificando-se de alcançar as áreas entre cada dobra e entalhe das peças.

Passo 5

Pressione um pano limpo contra as persianas para remover o excesso de umidade. Deixe que elas sequem sobre um plástico limpo antes de pendurá-las novamente na janela.

Mais recentes

×