Como remover um cheiro de pordutos químicos

••• Andrew Olney/Digital Vision/Getty Images

Diferentes tipos de odores podem se fixar em roupas e tecidos. Geralmente, esses odores podem ser eliminados ao lavar os itens, mas cheiros de elementos químicos, causados por lavagem à seco, processo de fabricação ou exposição prolongada, são persistentes, Felizmente, com um pouco de persistência, você pode remover esses odores das roupas. Muitos desses truques usados para remover o cheiro de produtos químicos das roupas pode ser usados também, para removê-los da casa, causados pela construção.

Passo 1

Lave o item com mau cheiro, usando um sabão à base de vegetais. Muitos dos elementos químicos dos sabões comuns irão aderir aos resíduos químicos presentes nos tecidos e fixar o cheiro mais firmemente. Lave o item em separado, em um ciclo completo.

Passo 2

Lave o mesmo item, usando bicarbonato de sódio. Lave-o com a lavadora ajustada para ciclos pequenos e adicione uma xícara de bicarbonato de sódio. Se for uma peça que não pode ser lavada à máquina, aplique uma pasta de bicarbonato de sódio, deixe agir por 20 minutos, então retire-a com um pano. Isso não prejudicará o tecido e pode melhorar muito o cheiro. É particularmente útil se uma mancha for o motivo do problema.

Passo 3

Seque o item. Se não puder usar a secadora, deixe secar ao ar livre. Talvez tenha que repetir o processo várias vezes para obter melhor resultado.

Passo 4

Limpe a área com uma mistura de vinagre branco, suco de limão e água. Misture 1 xícara de vinagre branco, 1/2 xícara de suco de limão e 3 xícaras de água em um frasco de spray. Use essa mistura para limpar superfícies sólidas. Teste-a em qualquer madeira, antes de aplicá-la, para assegurar-se de que não irá clarear a mancha. O vinagre irá eliminar o odor, enquanto o suco de limão irá diminuir o cheiro forte do vinagre.

Passo 5

Coloque vasos ou tigelas cheios pela metade, com vinagre branco, pela casa. O vinagre irá não somente combater o cheiro químico, mas irá também eliminá-lo. Quanto mais ventilação você tiver, nessa altura, melhor será, já que o cheiro do vinagre é forte. Ele não irá fixar-se nas roupas ou no ar, permanentemente, como o cheiro químico.

Mais recentes

×