Como remover cola para decoupage

••• Alexandra Barry/Demand Media

A cola para decoupage é utilizada para colar tecidos e papel a outros objetos. Ela também pode ser usada para colar os objetos, envernizar superfícies ou para criar um acabamento fosco ou brilhante. Existem diversas variações dessa cola destinadas a projetos específicos, tais como para objetos expostos ao ar livre ou para tecidos. Algumas formulações dessa cola possuem brilho, são cintilantes ou brilham no escuro. A cola para decoupage é em geral forte, por isso pode ser difícil de removê-la se já estiver seca. Limpe o excesso enquanto ela estiver molhada, para obter melhores resultados.

Passo 1

Alexandra Barry/Demand Media

Lave as mãos com água e sabão para remover a cola delas. Esfregar a sua pele com água e sabão removerá o adesivo. Essa cola é mais fácil de remover enquanto ainda estiver molhada.

Passo 2

Alexandra Barry/Demand Media

Umedeça um pano e limpe o excesso de cola das superfícies do projeto enquanto ela ainda está molhada. A água removerá facilmente a cola molhada, por isso tente retirar quantidades desnecessárias antes delas secarem.

Passo 3

Alexandra Barry/Demand Media

Remova a cola molhada dos tecidos com água. Água e detergente limparão a cola antes que ela seque.

Passo 4

Alexandra Barry/Demand Media

Raspe o excesso de cola seca de áreas pequenas utilizando um estilete ou faca. Ao raspar você removerá pequenas quantidades de cola seca que se acumularam, como gotas e respingos. Tome cuidado ao raspar superfícies, pois um objeto afiado poderá danificar a superfície por baixo da cola.

Passo 5

Alexandra Barry/Demand Media

Lixe a cola para removê-la completamente. Lixe trabalhos com pequenas ou grandes áreas com cola seca. Você pode usar uma folha de lixa ou uma lixadeira elétrica, dependendo da superfície do projeto e da quantidade de cola presente. Lixe até alcançar a face da peça. Lixar poderá danificar a superfície original.

Mais recentes

×