×
Loading ...

Como remover cola de porcelanas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Remover cola de uma peça de porcelana, como uma estatueta ou xícara de chá, pode ser uma questão de tentativa e erro. A menos que você seja a pessoa que inicialmente aplicou o produto, não é possível saber qual tipo de cola foi utilizado. Felizmente, adesivos removedores à base de solvente, disponíveis comercialmente, são feitos para funcionar em uma grande variedade de tipos de cola. Uma vez que tenha aplicado o adesivo, é necessário esperar um tempo até que ele penetre. Em seguida, pode-se remover a cola com um pano ou escova. Esse é um processo simples que pode ser feito em minutos.

Instruções

Remova cola de peças de porcelana (Beautiful porcelan angel in old-fashioned style image by Emil Iliev from Fotolia.com)
  1. Raspe o máximo que conseguir de cola com uma lâmina. Segure-a quase em paralelo com a superfície quando for raspar, para evitar riscar a peça. Ao remover a cola com uma lâmina, o adesivo conseguirá penetrar no resíduo de cola, tornando-o mais fácil de remover.

    Loading...
  2. Molhe um cotonete em água. Esfregue-o na cola e espere 30 segundos. Se a cola começar a ficar grudenta, ela é à base de água, e pode-se dissolvê-la e removê-la com água. Se ela continuar dura, deve-se usar um solvente especializado.

  3. Teste o adesivo removedor à base de solvente em uma área escondida da peça de porcelana. Mergulhe um cotonete em solvente e aplique em uma área bem pequena para assegurar-se de que ele não remove a tinta da peça. De acordo com as instruções do fabricante, talvez seja necessário esperar para retirar o solvente da peça. Limpe o solvente com um pano limpo. Se estiver convencido de que o solvente não danificará a peça, use-o para remover a cola.

  4. Aplique o solvente com o canto de um pano ou cotonete somente à superfície colada. Espere o solvente penetrar e amolecer a cola, conforme as instruções do fabricante. Se uma camada ainda permanecer na porcelana, remova-a em camadas. Reaplique o solvente, espere e limpe.

Loading...

Dicas

  • Não tenha medo de utilizar removedor de esmalte à base de acetona antes de comprar os adesivos mais caros. Polímeros, como os encontrados na maioria dos esmaltes, são usados em muitos adesivos e podem ser dissolvidos com removedor de esmalte.

Aviso

  • Armazene os solventes onde crianças não tenham acesso.
  • Trabalhe em um local bem ventilado.
  • Proteja sua pele do contato com solventes.

O que você precisa

  • Lâmina
  • Cotonetes
  • Adesivos removedor à base de solvente
  • Panos limpos

Referências

Loading ...
Loading ...