Como limpar e conservar ferro fundido antigo

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O ferro fundido em decoração era feito para ser tanto prático quanto bonito, e era usado para criar portões, estátuas de jardim, cercas, maçanetas de portas e puxadores, bem como brinquedos.O alto teor de carbono no ferro fundido o torna mais frágil e mais difícil de trabalhar do que os tipos posteriores de ferro, e como muitos metais, tem como piores inimigos o tempo e a ferrugem. Ao contrário de muitos tipos de antiguidades, limpá-los e repintá-los não os desvaloriza, e sim, os protege e os destaca.

Antiguidades em ferro fundido sem pintura

Passo 1

Limpe a sujeira, ferrugem e lascas de tinta do ferro fundido com uma escova de arame rígido.

Passo 2

Passe uma fina camada de óleo lubrificante em spray no objeto. Esfregue a peça com lixa de esmeril fina para tirar a ferrugem. O óleo evitará que a superfície seja arranhada ao remover a ferrugem.

Passo 3

Limpe a peça de ferro fundido com um pano macio embebido em álcool mineral para retirar o excesso de lubrificante e ferrugem. Envolva a peça em jornal e coloque em um lugar quente e seco por vários dias para remover toda a umidade que faz com que a ferrugem volte.

Passo 4

Limpe cuidadosamente com um pano borrifado com óleo lubrificante ou aplique cera em pasta e esfregue. Os dois procedimentos previnem a umidade e a ferrugem.

Antiguidades de ferro fundido pintado

Passo 1

Esfregue a peça com escova de arame para remover sujeira, ferrugem e restos de tinta.

Passo 2

Se deseja remover toda a tinta da peça, limpe com uma lavadora de alta pressão. Deixe o objeto secar completamente.

Passo 3

Prepare a peça com um primer à base de zinco e deixe secar por 24 horas antes de pintá-la com tinta antiferrugem ou verniz na cor original. Era comum pintar o ferro fundido antigo de verde escuro, branco ou preto.

Mais recentes

×