Como remover esmalte de sapatos de camurça

••• Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

O esmalte de unha é uma daquelas substâncias que requerem muito cuidado em seu manuseio, pois pode manchar qualquer coisa que tocar. Se você pegou em seus sapatos de camurça com esmalte fresco ou derramou sem querer, pode parecer que ocorreu um desastre. Limpar camurça é diferente de limpar outros materiais. Já que é um material que não tolera muita umidade, o uso de produtos líquidos de limpeza está fora de questão. Apesar de parecer ser algo impossível de se consertar, de fato não o é. A remoção do esmalte em sapatos de camurça pode ser feita com pouco esforço.

Remoção de esmalte molhado

Passo 1

Esfregue a área com papel toalha gentilmente para remover quanto esmalte for possível. Evite arrastar, para que a mancha não aumente.

Passo 2

Acrescente sabão neutro em água morna para fazer uma mistura ensaboada. Mexa a água para fazer bolhas. São as bolhas que você irá usar, não a água.

Passo 3

Passe uma esponja ou pano limpo nas bolhas e esfregue gentilmente a área. Arrastar pode aumentar a mancha, então apenas passe o material no mesmo local. Continue este procedimento até que o esmalte saia.

Passo 4

Deixe os sapatos em um local seco e não muito quente até que a umidade suma.

Passo 5

Esfregue a camurça de volta no lugar com uma escova de camurça.

Remover esmalte de unha seco

Passo 1

Raspe o máximo de esmalte seco que conseguir com um raspador de plástico ou faca seca. Usar qualquer coisa afiada pode danificar a camurça.

Passo 2

Esfregue a área gentilmente com uma borracha de tinta para remover a mancha ou o quanto for possível.

Passo 3

Esfregue a área gentilmente com uma lixa de unha para remover o que sobrar da mancha. Se isto não funcionar, troque para uma lixa de papel fina e tente remover a mancha com cuidado.

Passo 4

Esfregue a área com uma escova de camurça para restaurá-la.

Mais recentes

×