Como remover uma farpa ou espinho de cacto usando cola branca

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Farpas finas e espinhos de cacto podem ser difíceis de remover. Em certas ocasiões, você não consegue nem enxergar as farpas minúsculas ou espinhos de cacto, muito menos removê-los com uma pinça. A cola branca funciona bem na remoção de espinhos de cacto minúsculos e dolorosos. Muitas vezes, ao remover a farpa ou espinhos de cacto com uma pinça e agulha de costura, o resultado alcançado é o aprofundamento do objeto na pele. Portanto, antes de tudo, procure experimentar o método sugerido. Para obter melhor resultado, a farpa ou espinho de cacto deve estar o mais exposto possível.

Experimente

Passo 1

cacto image by fran_ from Fotolia.com

Experimente utilizar este método antes de decidir mexer e cutucar o local onde você acha que há uma farpa minúscula ou espinho de cacto quase invisível. Muitas vezes, ao tentar remover, geralmente faz com que o objeto se aprofunde na sua pele. Se quiser obter um resultado melhor, você precisará fazer com que o espinho ou farpa minúscula fique acima da superfície da pele.

Passo 2

glue bottle image by Bruce MacQueen from Fotolia.com

Misture bem a cola branca. Qualquer outra cola escolar também funcionará para este método de remoção.

Passo 3

Despeje meia colher de chá de cola na mão ou dedo onde a farpa ou o espinho de cacto está alojado. Com a outra mão, use um ou dois dedos para espalhar uma fina camada de cola na área afetada. Espalhe em aproximadamente 2 cm em volta da área onde você acha que está o corpo indesejado.

Passo 4

Use papel toalha ou lenço de papel para remover o excesso de cola da palma da mão. Tome cuidado para não tirar a cola da parte do dedo ferido, ou onde a cola estiver em volta da farpa.

Passo 5

Deixe a cola secar por cinco minutos, repetindo os passos 3 e 4 para colocar outra camada fina sobre o mesmo local. Duas camadas de cola fará com que fique mais fácil a retirada.

Passo 6

Descasque a cola gentimente após a segunda camada de cola ter secado. Se tiver sorte, o detrito estará grudado na camada de cola e sairá da pele. Quando houver mais do que um espinho, uma segunda colagem será necessária para capturar e remover todos.

Passo 7

Lave a área com sabonete antibacteriano para limitar as chances de infecção.

Passo 8

Seque o local com papel toalha limpo e aplique uma pomada antibacteriana, e cubra por uns dois dias para promover a cura e prevenir infecção.

Passo 9

Observe o local onde estava o espinho de cacto para ver se há sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço ou dor.

Mais recentes

×