Como remover fios de Kirschner do pulso
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
As fraturas de pulso são normalmente tratadas com várias semanas de imobilização com gesso ou outros materiais. As mais graves exigem intervenção cirúrgica. O fio-K (fio de Kirschner), é um dispositivo médico com uma ponta em forma de broca em uma extremidade que é introduzido no tecido mole na direção do osso para estabilizá-lo durante a cicatrização. Esses fios são temporários e retirados normalmente após 3 a 4 semanas. Embora o procedimento de inserção exija que o paciente seja anestesiado, em geral, o processo de remoção é indolor, minimamente invasivo e realizado no consultório do médico.
Step 1
Posicione o paciente na posição sentada com o punho apoiado sobre uma superfície plana e firme. Coloque as luvas e limpe a pele ao redor do fio com iodo.
Step 2
Remova a tampa de proteção da extremidade do fio desrosqueando-a. Segure e alinhe o fio-K com a ranhura do alicate.
Step 3
Estabilize a mão do paciente e gire suavemente o fio para trás e para frente. Puxe em um ângulo reto à medida que você gira o fio até retirá-lo completamente.
Step 4
Dobre um pedaço de gaze, coloque sobre o local e prenda com esparadrapo. Instrua o paciente a manter o curativo por 24 horas. Após esse período, ele poderá lavar a área, secá-la bem e cobrir com uma bandagem adesiva até a completa cicatrização da ferida.
Referências
Sobre o Autor
Aubrey Bailey has been writing health-related articles since 2009. Her articles have appeared in ADVANCE for Physical Therapy & Rehab Medicine. She holds a Bachelor of Science in physical therapy and Bachelor of Arts in psychology from the University at Buffalo, as well as a post-professional Doctor of Physical Therapy from Utica College. Dr. Bailey is also a certified hand therapist.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images