×
Loading ...

Como remover gordura de portas do armário

Respingos de gordura ao cozinhar e óleos espirrados podem se acumular em suas portas do armário, principalmente aqueles localizados em torno ou acima do fogão. Com o tempo, a gordura pode endurecer nas portas e se tornar muito difícil de remover. A limpeza imediata de respingos de gordura deve ser considerada manutenção de rotina para armários. Felizmente, existem maneiras baratas de remover manchas endurecidas e resistentes de gordura em casa sem danificar as portas do armário.

Instruções

Armário da cozinha (David Sacks/Photodisc/Getty Images)
  1. Limpe a gordura fresca de portas do armário com uma esponja úmida e detergente lava-louças desengordurante. Enxágue com uma esponja limpa e úmida, e seque com um pano absorvente ou toalha de papel.

    Loading...
  2. Retire a camada mais grossa de gordura das portas do armário espalhando uma solução de bicarbonato de sódio e água morna (1 xícara de água morna e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio) na gordura com uma esponja, e agitando-a suavemente. Limpe as portas do armário com uma esponja úmida e seque com uma toalha limpa e absorvente.

  3. Limpe o acúmulo de gordura mais velha aplicando vinagre branco ou pulverizando um desengordurante na gordura e limpando-a com uma toalha de papel. Enxágue as portas do armário com uma esponja úmida e seque com um pano absorvente ou papel toalha.

  4. Esfregue limpador para madeira em uma mancha de gordura endurecida com um pano limpo e limpe com uma esponja úmida. Seque com um pano absorvente ou toalha de papel.

  5. Remova gordura endurecida velha (que não responde aos passos acima) com um solvente como aguarrás, óleo de limão ou terebintina. Abra janelas próximas para ventilar e passe solvente com moderação na gordura usando toalhas de papel até quase remover. Não deixe o solvente entrar em contato diretamente nas superfícies de madeira, pois pode remover o acabamento. Repita o passo 4 acima para remover completamente o restante de gordura das portas do armário.

Loading...

Dicas

  • Evite usar a esponja de lavar louça para limpar manchas de gordura das portas dos armários, pois mesmo que limpe, ela ainda pode conter resíduos de gordura ou de agentes de limpeza.

Aviso

  • Não utilize produtos de limpeza que contenham amônia, abrasivos, alvejante ou silicone. Não utilize esponjas grossas, palha de aço, lixa ou outros materiais abrasivos para limpar portas de armário. Siga as precauções do fabricante ao usar um solvente.

O que você precisa

  • Desengordurante para cozinha (ou vinagre branco)
  • Bicarbonato de sódio
  • Limpador para madeira
  • Esponja
  • Água morna
  • Panos limpos absorventes
  • Toalhas de papel
  • Detergente lava-louças desengordurante
  • Aguarrás (ou terebintina, ou óleo de limão)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...