Como remover manchas de elastano

Um dos poucos problemas com tecidos sintéticos é o processo de remoção de manchas. Esses tecidos normalmente são delicados e possuem instruções especiais de cuidados que os separam de fibras básicas, como o algodão; o elastano está incluso nessa categoria. No entanto, remover manchas desse tipo de tecido não precisa ser um sacrifício.

Método básico de pré-tratamento

Passo 1

Leia a etiqueta da roupa para ver quais métodos afetariam negativamente o tecido e tenha certeza de que ele não exige apenas lavagem a seco.

Passo 2

Enxágue a área afetada com água fria ou morna. A água quente pode assentar a mancha e por isso não é recomendada.

Passo 3

Aplique uma pequena quantidade de sabão líquido para roupas sobre a mancha. Se o seu sabão for em pó, misture-o com uma pequena quantidade de água até formar uma pasta. Esfregue-a suavemente sobre o local afetado — não use muita pressão, pois isso poderá estragar as fibras do tecido.

Passo 4

Faça uma solução caso você não queira colocar o sabão diretamente sobre a mancha. Para isso, misture-o com água fria ou morna em um balde ou na pia. Deixe o item de molho por pelo menos meia hora; para mantê-lo submerso, use uma toalha para fazer peso.

Passo 5

Lave o item normalmente na máquina. Antes de colocá-lo na secadora, verifique se a mancha foi eliminada, pois o calor da secadora poderá assentá-la.

Produtos que retiram manchas

Passo 1

Teste o produto que retira manchas em uma área escondida da roupa para verificar se ele não a desbotará e nem causará manchas adicionais. Isso, claro, deverá ocorrer após a leitura do rótulo do produto, pois o elastano não combina com alvejantes.

Passo 2

Aplique o removedor no avesso da área afetada. Evite esfregar com muita intensidade para não danificar as fibras do tecido. Se a mancha for muito feia, deixe o produto agir por alguns minutos antes de enxaguar a roupa.

Passo 3

Lave a roupa na mão ou na máquina, de acordo com as instruções de cuidado. Verifique o item antes de deixá-lo secar e, se a mancha persistir, repita o processo até que ela desapareça. Depois, deixe a roupa secar naturalmente.

Mais recentes

×