Como remover manchas de óleo do tecido de nylon ripstop

••• jacket image by IKO from Fotolia.com

O nylon ripstop é um tecido comumente usado para fazer equipamentos de camping, jaquetas, calças e até mesmo para fazer paraquedas, pipas, velas e bandeiras. É impermeável e também bastante resistente, sendo assim muito usado para a prática de esportes radicais. O ripstop é feito de nylon, mas também pode ser interligado a outros fios de tecido, incluindo algodão, seda e poliéster, entretanto, esses outros fios de tecido, podem reter manchas, que são mais difíceis de remover do que em nylon puro. Para determinar se o seu casaco tem outros tipos de linha, verifique a etiqueta; se for apenas de nylon, siga o procedimento de remoção de manchas a seguir.

Passo 1

Aplique o sabão líquido desengordurante para louças (não o sabão para máquina de lavar louça), diretamente sobre a mancha. Esfregue o local com o dedo e deixe agir por cerca de uma hora. Enxague com a água mais quente possível que o tecido suporta (leia a etiqueta para descobrir). Ao contrário das manchas de sangue ou de leite, o óleo reage com a água quente, solta e derrete.

Passo 2

Esfregue uma colher de chá (ou tanto quanto for preciso dependendo do tamanho da mancha) de bicarbonato de sódio ou talco sobre a mancha oleosa, deixe reagir por uma hora ou duas. Estas substâncias irão absorver a maior parte do óleo. Lave o tecido com água muito quente. Você poderá precisar aplicar detergente no restante da mancha depois. Em seguida, enxague com água quente novamente.

Passo 3

Coloque uma colher de sopa de xampu sobre a mancha oleosa. Esfregue com cuidado e, em seguida, enxague com água bem quente.

Passo 4

Use um spray de sabão líquido pré-lavagem sobre a mancha. Deixe agir por até um dia e depois lave como de costume. Se isso não der resultado, use xampu ou detergente na mancha e enxágue novamente com água muito quente. Se você for usar um secador, verifique a mancha antes, pois se ela não for retirada corretamente, ficará mais fixada após o uso do aparelho.

Passo 5

Ferva um pouco de água e mergulhe o casaco nela (teste antes para ver se a cor não desbota em água fervente). Para uma mancha de óleo persistente, despeje uma xícara de água fervente diretamente sobre a mancha. A alta temperatura da água deve amolecê-la o suficiente para ser esfregada com detergente ou xampu.

Passo 6

Use um spray com produto químico para remoção caso a mancha persista. Aplique o produto químico apenas sobre a mancha. Use o produto em um pequeno pedaço escondido da jaqueta para verificar se ele não danificará o tecido. Lave o produto químico retirando-o completamente de acordo com as instruções do fabricante.

Mais recentes

×