Como remover manchas de panelas de cerâmica

••• salt image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com

Os fabricantes de panelas e louças usam diversos materiais para fazer panelas, utensílios de cozinha e para a mesa, incluindo alumínio anodizado, aço inoxidável e cerâmica esmaltada. As panelas de cerâmica têm uma vida útil relativamente longa, mas certos alimentos, como molhos à base de tomate queimados, podem manchar a superfície. Além dos produtos comerciais de limpeza para cerâmica, existem várias opções de limpeza compatíveis com o ambiente, que utilizam artigos domésticos comuns.

Passo 1

Limpe a panela de cerâmica com água morna e sabão neutro. Isso garante que nenhum resíduos de alimento novo fique sobre manchas antigas. Deixe secar.

Passo 2

Encha a panela de cerâmica com água morna e acrescente pastilhas de limpeza de dentadura. Use uma para panelas pequenas e dois comprimidos para peças grandes. Os comprimidos contêm detergentes, enzimas e agentes oxidantes que quebram as partículas de alimentos e manchas. Lave os utensílios de cerâmica com água morna e detergente neutro após os comprimidos se dissolverem.

Passo 3

Mergulhe as panelas em uma solução de 1 xícara de sal e 3 L de água. A água salgada tem um nível de pH 8, ideal para a remoção de manchas de alimentos. Alternativamente, polvilhe sal diretamente sobre a mancha e esfregue usando uma esponja. Esse procedimento baseia-se na leve abrasividade do sal.

Passo 4

Limpe os utensílios com uma solução de 2 colheres de sopa de alvejante em líquido e 1 xícara de água. O alvejante atua como um agente oxidante e funciona através da remoção dos elétrons da substância que compreendem a mancha.

Mais recentes

×