Como remover a pele morta próxima a um machucado

••• flesh wound image by Allyson Ricketts from Fotolia.com

No contexto de machucados, "slough" é a pele morta que pode ter uma aparência amarelada ou branca. É importante remover esse tecido para evitar infecções e promover a cicatrização, pois a infecção pode levar a morte dos tecidos ao redor (necrose), o que pode ser muito perigoso para o paciente. O termo técnico para a retirar a pele morta é "desbridamento". Um dos métodos é usando enzimas, as quais são proteínas biológicas ou sintéticas que aceleram a reação sem serem consumidas. Até o presente momento, há uma enzima aprovada no mercado, para o uso em desbridamento, chamada de pomada Santyl.

Passo 1

Use luvas médicas por questões de higiene. Coloque o membro ou parte do corpo afetada em cima de uma gaze esterilizada.

Passo 2

Molhe a área afetada com solução salina, o suficiente para que o machucado fique o mais limpo possível.

Passo 3

Cuidadosamente, com uma gaze, seque o excesso de solução salina do machucado.

Passo 4

Aplique um pouco da pomada a uma gaze, passando cuidadosamente em todas as áreas do ferimento. A camada de pomada deve ser da grossura de uma moeda.

Passo 5

Umedeça um pedaço de gaze, grande o suficiente para cobrir todo o machucado, em solução salina. Coloque em cima do ferimento, pegue um outro pedaço de gaze, desta vez seco, e coloque em cima, utilizando esparadrapo para prender no lugar.

Passo 6

Não mexa mais no ferimento durante 24 horas, depois remova o curativo. Repita esse processo a cada 24 horas até que toda a pele morta seja removida e o ferimento esteja limpo e cicatrizando bem.

Mais recentes

×