Como remover um plugue quebrado preso na tomada

••• Jeffrey Hamilton/Photodisc/Getty Images

Um plugue quebrado em uma tomada cria dois problemas: um com o plugue e outro com a tomada. A primeira regra para seguir essa situação é desligar imediatamente a eletricidade daquela tomada, mesmo que o plugue quebrado seja o terra. Este é o mais sujeito a danos, mas pode ocorrer dos outros dois presentes no plugue quebrarem. Os dois superiores carregam a corrente e o outro carrega o neutro ou retorna o fio para completar o circuito.

Passo 1

Desligue o disjuntor da tomada em questão. Teste-a para certificar-se que esteja desligada. Inspecione o plugue quebrado para ver a profundidade em que se encontra. Se estiver com uma parte para fora, pegue-o com um alicate e puxe-o. Coloque o alicate em volta das laterais do plugue, que possui a parte de cima reta e a de baixo arredondada.

Passo 2

Remova a tomada se o plugue não puder se puxado. Retire a tampa com uma chave de fenda – geralmente presa com um parafuso no centro – e remova os outros parafusos, em cima e embaixo da tomada. Puxe-a para fora e veja se existe uma forma de empurrar o plugue para trás; a maioria das tomadas são fechadas por trás.

Passo 3

Substitua a tomada se o plugue não sair. Conecte uma nova aos mesmos fios da anterior se usar conexões com parafusos; se tiver conexões com travas, corte os fios, descasque as pontas, dobre-as e conecte-a aos parafusos, seguindo a ordem de bronze ao fio preto, prata ao fio branco e verde ao terra.

Passo 4

Troque o plugue com defeito. Nunca use um plugue defeituoso ou com o terra quebrado. Corte-o, descasque as pontas dos fios e conecte um novo plugue. As conexões podem variar, mas costuma ser de fio preto no terminal de bronze, fio branco ao prata e o fio comum ao verde.

Mais recentes

×