Como consertar um molinete que gira para trás
Comstock/Comstock/Getty Images
Molinetes são feitos para lançar a linha e recuperá-la através do carretel e da vara. Muitos molinetes modernos utilizam garras anti-reversas ou mecanismos que permitem que o carretel gire em ambos os sentidos. Há momentos em que esses dispositivos são empurrados, fazendo com que girem somente em uma direção, como para trás. O conserto é feito liberando a garra, permitindo que o molinete movimente-se livremente novamente. Inicie o reparo verificando as correções mais óbvias a serem feitas, e se não funcionar, vá até a garra ou bucha para liberar.
Step 1
Verifique o interruptor reverso do molinete para garantir que ele não esteja preso ou na posição inversa. Muitos molinetes modernos têm esse interruptor ao lado da bobina, geralmente perto do botão da mola ou do polegar.
Step 2
Desaparafuse a tampa da caixa. Remova as arruelas do molinete e utilize o soquete de 1,2 cm para remover a porca do rotor.
Step 3
Retire o conjunto do rotor e encontre o rolamento do molinete. Desenrosque a série de parafusos em torno da borda da tampa do rolamento.
Step 4
Retire o conjunto do molinete, tomando cuidado para não deslocar o pinhão.
Step 5
Verifique se a guia do cilindro do molinete está aninhada na bucha de maior diâmetro.
Step 6
Realinhe o rolamento do molinete para anti-reverso, e caso esteja quebrado, substitua por um novo.
Step 7
Coloque o molinete no lugar novamente, indo na ordem inversa da desmontagem.
Referências
Sobre o Autor
A former Alaskan of 20 years, Eric Cedric now resides in California. He's published in "Outside" and "Backpacker" and has written a book on life in small-town Alaska, "North by Southeast." Cedric was a professional mountain guide and backcountry expedition leader for 18 years. He worked in Russia, Iceland, Greece, Turkey and Belize. Cedric attended Syracuse University and is a private pilot.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images