Como remover tinta acrílica de metal

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Não importa se está velha, rachada, descascando, desbotada ou se tiver sido aplicada por engano, a tinta é difícil de ser removida de qualquer material. Felizmente, o metal é um material resiliente que aguenta a aplicação de produtos químicos e a força aplicada durante o processo de limpeza e raspagem. Caso precise remover a tinta acrílica de uma superfície metálica, existem vários métodos, tanto comerciais quanto caseiros, que podem facilitar seu trabalho.

Passo 1

Compre um removedor específico para tinta látex ou acrílica, despeje um pouco do produto em uma bacia ou vasilha e mergulhe a peça de metal nele. Se a peça não couber no recipiente, aplique o removedor com um pincel no local desejado. Leia as instruções na embalagem do produto para verificar o tempo necessário para o removedor agir. Raspe a tinta com uma espátula de plástico e repita o processo conforme necessário até que toda a tinta tenha sido removida.

Passo 2

Misture uma parte de desinfetante de pinho e uma de água em uma bacia ou balde. Mergulhe a peça de metal na mistura e deixe de molho por pelo menos 24 horas. Se a peça for muito grande para o recipiente, molhe uma esponja na mistura, esfregue na tinta e deixe agir por 24 horas, no mínimo. Para evitar que evapore, cubra a peça com filme plástico ou com um saco plástico. Depois que a solução tiver agido pelo tempo suficiente, raspe a tinta com a espátula. Repita conforme necessário até que toda a tinta tenha sido removida.

Passo 3

Utilize removedor de esmalte ou outro limpador à base de acetona para retirar a tinta acrílica. Deixe o metal de molho ou aplique a mistura conforme descrito no parágrafo anterior. Raspe a tinta depois que a acetona tiver agido por tempo suficiente. Repita conforme necessário até que toda a tinta tenha sido removida.

Mais recentes

×