Como renovar canetas gel com a tinta seca

••• pen color image by UBE from Fotolia.com

Quem tem o hábito de fazer scrapbooking já há algum tempo, pode ter se deparado com a temida caneta gel com tinta ressecada, e apesar de ser tentador jogá-la fora, essas canetas podem ser consertadas. A sua tinta é mais grossa do que a da caneta esferográfica tradicional, por isso os especialistas em scrapbooking recomendam que as canetas seja guardadas com tampa e com a ponta para baixo, para evitar que sequem ou formem bolhas de ar. É possível renovar uma caneta gel ressecada com ferramentas encontradas em da casa.

Passo 1

Examine a ponta da caneta com uma lupa e use um pano úmido para limpá-la. Por vezes, a tinta pode secar na esfera da caneta.

Passo 2

Teste a caneta, pressionando a sua ponta sobre um pedaço de papel para rascunho. Gire a ponta da caneta em círculos.

Passo 3

tea kettle image by Leticia Wilson from Fotolia.com

Segure a ponta da caneta sobre uma chaleira soltando vapor durante alguns minutos. Ele ajudará a soltar a tinta seca da bola da caneta.

Passo 4

Teste a caneta em um papel de rascunho.

Passo 5

Coloque a ponta da caneta gel sob um pouco de água morna corrente e continue a testá-la em papel de rascunho.

Passo 6

Abra a ponta da caneta com um alicate pequeno. Puxe o tubo de tinta para fora do invólucro de proteção do objeto e sopre ar para dentro dele. Adicione uma pequena quantidade de água dentro dele para renovar a tinta seca e sopre mais algumas vezes.

Passo 7

Teste a caneta gel sobre papel de rascunho.

Mais recentes

×