×
Loading ...

O que representam as cores da bandeira da República Dominicana

A bandeira da República Dominicana foi criada quando o país se tornou independente do Haiti em 1844. Juan Pablo Duarte, líder do movimento de independência, desenhou a bandeira, alterando a disposição dos retângulos azul e vermelho da bandeira do Haiti e acrescentando uma cruz branca e um emblema central. O azul representa a liberdade; o vermelho, sangue; e o branco, fé.

Bandeira da República Dominicana (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

História

A República Dominicana é a segunda maior nação do Caribe. Juan Pablo Duarte, o criador da bandeira, foi uma figura central no movimento de independência do país. Sua sociedade secreta, La Trinitaria, e a sociedade teatral, La Filantrópica, influenciaram significantemente a eventual queda da ocupação haitiana em 1844.

Loading...

Azul

Por ser uma nação democrática e independente, a busca da liberdade é um tema central, motivo pelo qual Duarte escolheu incluir dois retângulos azuis para representá-la.

Vermelho

A liberdade custa vidas, por isso Duarte escolheu dois retângulos vermelhos para representar o sangue dos que lutaram por ela. O equilíbrio entre vermelho e azul realça o sacrifício do herói na busca pela liberdade.

Branco

O branco representa a pureza através da salvação e fé em Deus, a quem Duarte reconheceu como o libertador definitivo.

Emblema central e representação das cores

O emblema no centro da cruz branca é centralizado por uma cruz dourada. Seis bandeiras da República Dominicana são reunidas para se assemelharem a um escudo com um ramo de oliveira à esquerda e um ramo de palma à direita. Acima, sobre um laço azul, estão as palavras "Dios, Patria, Libertad", que significam "Deus, Pátria, Liberdade". As palavras reafirmam o que as cores da bandeira representam.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...