Como fazer restauração de porcelanas antigas

••• Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Porcelanas antigas possuem uma textura delicada e translúcida, mas, conforme envelhecem, podem amarelar, lascar ou rachar. Pode-se encontrar porcelana em muitos itens antigos, pois era usada em azulejos, fogões e pias, em aparelhos de chá, esculturas e muitas outras peças de decoração, por sua beleza e durabilidade. Como esses itens passam de geração para geração e têm às vezes centenas de anos, podem ficar descoloridos, manchados e você pode até encontrar um lascado aqui e lá. Quando isso acontece, há o desejo de restaurar essas peças antigas, para que voltem a ter sua beleza natural.

Passo 1

Ponha a peça de porcelana sobre um tecido macio, assim ela não lascará ou quebrará. Limpe o objeto com um pano macio e seco, para remover a poeira e os resíduos.

Passo 2

Coloque meia colher de sopa (três ou quatro gotas) de líquido para lavar louças suave em 1/4 de água morna e misture até conseguir uma solução, como um sabão.

Passo 3

Mergulhe o pano macio na solução e limpe a porcelana. Umedeça o tecido após cada esfregada. Enxágue o objeto com água limpa e seque com o pano.

Passo 4

Despeje vinagre branco sobre um pano e esfregue as áreas manchadas da porcelana. O vinagre remove as manchas amareladas. Deixe a porcelana secar naturalmente, pois a secagem com o pano pode deixar manchas.

Lascas e rachaduras

Passo 1

Abra o kit de esmalte de porcelana e misture de acordo com o conteúdo dos tubos que o acompanham e com as instruções do pacote. Cada kit utiliza diferentes quantidades para a mistura.

Passo 2

Aplique a mistura epóxi com uma pequena cavilha, um palito de dente ou a ponta de um cotonete sem algodão sobre qualquer rachadura. Alise o epóxi, assim, ele se mistura com a antiga porcelana.

Passo 3

Espalhe o epóxi nas peças quebradas, se a porcelana estiver quebrada, e se você tiver todos os pedaços. Segure as peças unidas por 1 ou 2 minutos, até que fiquem aderidas.

Passo 4

Deixe a peça de porcelana secar por 24 horas.

Mais recentes

×