Como restaurar móveis de bambu

••• furniture image by Galyna Andrushko from Fotolia.com

O bambu é uma opção de material atraente e ecologicamente correta para móveis. Ele também é leve, resistente e versátil. Móveis de bambu têm conquistado seu espaço tanto na decoração contemporânea como na tradicional, e são usados em ambientes internos e externos. No entanto, como quaisquer outros móveis, os feitos de bambu necessitam de cuidados regulares. Eles podem ser prejudicados tanto pelo calor seco dos ambientes fechados quanto pelos elementos da natureza ao ar livre. Prevenir é definitivamente melhor do que remediar, mas se o seu mobiliário de bambu perdeu o brilho, não é difícil restaurá-lo.

Passo 1

Retire a poeira do móvel com um pano ou aspirador de pó. Certifique-se de remover toda a sujeira.

Passo 2

Lixe o bambu com uma lixa fina para alisar superfícies irregulares e arestas afiadas.

Passo 3

Adicione duas ou três gotas de detergente para cada dois litros de água. Misture duas a três colheres de sopa de amônia e mergulhe uma bucha nesta mistura. Torça a bucha bem, garantindo que ela não esteja encharcada, apenas úmida.

Passo 4

Limpe o móvel de bambu usando esta bucha. Retire a sujeira encontrada em pontos de difícil acesso utilizando uma escova de dentes, e em seguida, limpe a área.

Passo 5

Seque o móvel completamente usando um secador de cabelo ou posicionando um ventilador em sua direção. Você também pode secá-lo ao ar livre, se for um dia ensolarado.

Passo 6

Aplique uma camada de verniz de poliuretano sobre o móvel de bambu. Use um pincel de 2,5 cm para pequenas áreas e um pincel de 5 cm para áreas maiores. A camada sela o móvel e o protege da sujeira.

Passo 7

Aplique uma fina camada de cera líquida para móveis usando um pano. Faça isso depois que o verniz estiver completamente seco.

Mais recentes

×