Como retirar manchas em dentaduras e dentes postiços

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

Os dentes naturais podem ficar manchados e descoloridos ao longo do tempo, e o mesmo pode acontecer com as dentaduras e dentes postiços. O uso constante de elementos como tabaco, café, chá e vinho tinto irá escurecer e manchar sua prótese ao longo do tempo. Limpar regularmente e colocar as próteses de molho pode ajudar a remover as manchas. Se estas não desaparecem depois das limpezas regulares, consulte o seu dentista sobre ter alguns ou todos os dentes limpos ou substituídos profissionalmente.

Limpando sua dentadura

Passo 1

Coloque uma toalha na pia ou preencha-a com água. Isto irá manter as próteses seguras, caso elas caiam das suas mãos enquanto você as está limpando. Lave-as com água antes de escová-las, a fim de retirar todos os detritos. Escolha uma escova pequena e macia ou uma que seja feita especialmente para a limpeza de próteses. Você também pode comprar um creme dental feito especialmente para dentaduras. Escove sua prótese duas vezes ao dia e após as refeições, como você faria com os dentes naturais. A escovação frequente irá manter as manchas sob controle.

Passo 2

Mergulhe as dentaduras em uma solução efervescente para próteses. Há uma série delas no mercado, então peça ao seu dentista para recomendar uma para o seu tipo específico de dentaduras. Estas soluções contêm enzimas e oxidantes que quebram as partículas de alimentos, odores e manchas. Siga as instruções do fabricante da solução. Muitas são para deixar a dentadura de molho por apenas uma hora, outras, pela noite toda.

Passo 3

Visite o seu dentista para limpezas profissionais. Assim como ocorre com os dentes naturais, as partículas de alimentos podem ficar presas em fendas, e placas podem se acumular. Um limpeza profissional beneficia não só as suas dentaduras, mas as suas gengivas também. Se a limpeza não for suficiente, você pode substituir apenas os dentes manchados ou todo o conjunto.

Mais recentes

×